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Direção de Orquestra de Sopros

  • Atualizado em 23-07-2013
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Variante de Composição, Direção e Formação Musical
Ramo: Direção de Orquestra de Sopros
Responsável da área: Prof Alberto Roque

Existem em Portugal cerca de 800 formações de sopros, muitas das quais asseguram postos de trabalho a maestros que procuram, cada vez mais, formação a nível superior nesta área. A ESML tem todas as condições para realizar uma formação de qualidade nesta área, quer pela diversidade e qualidade do seu corpo docente, quer pela existência da sua Orquestra de Sopros, que servirá como suporte e um completo campo de trabalho para os estudantes deste novo ramo da licenciatura em Música.

Planos Curriculares

Semestre Unidade Curricular Área Científica Tipo Horas de Trabalho Horas de Contacto Créditos
1 Direção de Orquestra de Sopros 1 MUS Semestral 135 30 (P) 5
1 Técnicas de Direção de Sopros 1 MUS Semestral 135 30 (TP) 5
1 Direção Coral 3 c) MUS Semestral 108 60 (P) 4
1 Formação Auditiva C 1 MUS Semestral 81 22,5 (P) 3
1 Análise Musical B 1 MUS Semestral 81 30 (T) 3
1 Orquestração 1 MUS Semestral 54 15 (TP) 2
1 Ensemble de Sopros 1 MUS Semestral 54 30 (P) 2
1 Harmonia Elementar 1 MUS Semestral 54 15 (TP) 2
1 Técnica Vocal 1 MUS Semestral 54 15 (P) 2
1 Leitura de Partituras 1 MUS Semestral 54 15 (P) 2
Semestre Unidade Curricular Área Científica Tipo Horas de Trabalho Horas de Contacto Créditos
2 Direção de Orquestra de Sopros 2 MUS Semestral 135 30 (P) 5
2 Técnicas de Direção de Sopros 2 MUS Semestral 135 30 (TP) 5
2 Direção Coral 4 c) MUS Semestral 108 60 (P) 4
2 Formação Auditiva C 2 MUS Semestral 81 22,5 (P) 3
2 Análise Musical B 2 MUS Semestral 81 30 (T) 3
2 Orquestração 2 MUS Semestral 54 15 (TP) 2
2 Ensemble de Sopros 2 MUS Semestral 54 30 (P) 2
2 Harmonia Elementar 2 MUS Semestral 54 15 (TP) 2
2 Técnica Vocal 2 MUS Semestral 54 15 (P) 2
2 Leitura de Partituras 2 MUS Semestral 54 15 (P) 2
Semestre Unidade Curricular Área Científica Tipo Horas de Trabalho Horas de Contacto Créditos
3 Direção de Orquestra de Sopros 3 MUS Semestral 135 30 (P) 5
3 Técnicas de Direção de Sopros 3 MUS Semestral 135 30 (TP) 5
3 Formação Auditiva C 3 MUS Semestral 81 22,5 (P) 3
3 Análise Musical B 3 MUS Semestral 81 30 (T) 3
3 Orquestração 3 MUS Semestral 108 15 (TP) 4
3 Ensemble de Sopros 3 MUS Semestral 54 30 (P) 2
3 Harmonia Estilística 1 / Teoria Jazz 3 b) e d) MUS Semestral 54 / 81 30 (T) / 22,5 (T) 2 / 3
3 Edição de Partituras MUS Semestral 54 22,5 (TP) 2
3 Opções / Projetos a) ----- ----- 108 / 81 Variável 4 / 3
Semestre Unidade Curricular Área Científica Tipo Horas de Trabalho Horas de Contacto Créditos
4 Direção de Orquestra de Sopros 4 MUS Semestral 135 30 (P) 5
4 Técnicas de Direção de Sopros 4 MUS Semestral 135 30 (TP) 5
4 Formação Auditiva C 4 MUS Semestral 81 22,5 (P) 3
4 Análise Musical B 4 MUS Semestral 81 30 (T) 3
4 Orquestração 4 MUS Semestral 108 15(TP) 4
4 Ensemble de Sopros 4 MUS Semestral 54 30(P) 2
4 Harmonia Estilística 2 / Teoria Jazz 4 b) MUS Semestral 54 / 81 30 (T) / 22,5 (T) 2/3
4 Indústrias Culturais CS Semestral 135 45(T) 5
4 Opções / Projetos a) ----- ----- 27 / 0 Variável 1 /0
Semestre Unidade Curricular Área Científica Tipo Horas de Trabalho Horas de Contacto Créditos
5 Direção de Orquestra de Sopros 5 MUS Semestral 216 30 (P) 8
5 Técnicas de Direção de Sopros 5 MUS Semestral 108 30 (TP) 4
5 Repertório de Orquestra de Sopros 1 MUS Semestral 54 15 (P) 2
5 Análise Musical B 5 MUS Semestral 108 30 (T) 4
5 Orquestração 5 MUS Semestral 108 15 (TP) 4
5 Ensemble de Sopros 5 MUS Semestral 54 30 (P) 2
5 Opções / Projectos a) ----- ----- 156 Variável 6
Semestre Unidade Curricular Área Científica Tipo Horas de Trabalho Horas de Contacto Créditos
6 Direção de Orquestra de Sopros 6 MUS Semestral 270 30 (P) 10
6 Técnicas de Direção de Sopros 6 MUS Semestral 108 30 (TP) 4
6 Repertório de Orquestra de Sopros 2 MUS Semestral 54 15 (P) 2
6 Análise Musical B 6 MUS Semestral 108 30 (T) 4
6 Orquestração 6 MUS Semestral 108 15 (TP) 4
6 Ensemble de Sopros 6 MUS Semestral 54 30 (P) 2
6 Opções / Projetos a) ----- ----- 108 Variável 4
1º Semestre | Área Científica | Tipo | Horas | Contacto | ECTS

| MUS | Semestral | 135 | 30 (P) | 5

| MUS | Semestral | 135 | 30 (TP) | 5

| MUS | Semestral | 108 | 60 (P) | 4

| MUS | Semestral | 81 | 22 5 (P) | 3

| MUS | Semestral | 81 | 30 (T) | 3

| MUS | Semestral | 54 | 15 (TP) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 30 (P) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 15 (TP) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 15 (P) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 15 (P) | 2

2º Semestre | Área Científica | Tipo | Horas | Contacto | ECTS

| MUS | Semestral | 135 | 30 (P) | 5

| MUS | Semestral | 135 | 30 (TP) | 5

| MUS | Semestral | 108 | 60 (P) | 4

| MUS | Semestral | 81 | 22 5 (P) | 3

| MUS | Semestral | 81 | 30 (T) | 3

| MUS | Semestral | 54 | 15 (TP) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 30 (P) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 15 (TP) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 15 (P) | 2

| MUS | Semestral | 54 | 15 (P) | 2

3º Semestre | Área Científica | Tipo | Horas | Contacto | ECTS

| MUS | Semestral | 135 | 30 (P) | 5

| MUS | Semestral | 135 | 30 (TP) | 5

| MUS | Semestral | 81 | 22 5 (P) | 3

| MUS | Semestral | 81 | 30 (T) | 3

| MUS | Semestral | 108 | 15 (TP) | 4

| MUS | Semestral | 54 | 30 (P) | 2

| MUS | Semestral | 54 / 81 | 30 (T) / 22 | 5 (T) | 2 / 3

| MUS | Semestral | 54 | 22 | 5 (TP) | 2

| ----- | ----- | 108 / 81 | a) | 4 / 3

4º Semestre | Área Científica | Tipo | Horas | Contacto | ECTS

| MUS | Semestral | 135 | 30 (P) | 5

| MUS | Semestral | 135 | 30 (TP) | 5

| MUS | Semestral | 81 | 22 5 (P) | 3

| MUS | Semestral | 81 | 30 (T) | 3

| MUS | Semestral | 108 | 15(TP) | 4

| MUS | Semestral | 54 | 30(P) | 2

| MUS | Semestral | 54 / 81 | 30 (T) / 22 | 5 (T) | 2 / 3

| CS | Semestral | 135 | 45(T) | 5

| ----- | ----- | 27 / 0 | a) | 1 /0

5º Semestre | Área Científica | Tipo | Horas | Contacto | ECTS

| MUS | Semestral | 216 | 30 (P) | 8

| MUS | Semestral | 108 | 30 (TP) | 4

| MUS | Semestral | 54 | 15 (P) | 2

| MUS | Semestral | 108 | 30 (T) | 4

| MUS | Semestral | 108 | 15 (TP) | 4

| MUS | Semestral | 54 | 30 (P) | 2

| ----- | ----- | 156 | a) | 6

| MUS | Semestral | 270 | 30 (P) | 10

| MUS | Semestral | 108 | 30 (TP) | 4

| MUS | Semestral | 54 | 15 (P) | 2

| MUS | Semestral | 108 | 30 (T) | 4

| MUS | Semestral | 108 | 15 (TP) | 4

| MUS | Semestral | 54 | 30 (P) | 2

| ----- | ----- | 108 | a) | 4

a) A realizar na ESML ou em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras com as quais a ESML estabeleça acordos de cooperação.

c) Os estudantes de DOS frequentarão estas UCs do 2º ano curso de DCFM

Corpo Docente: Direção de Orquestra de Sopros


ar2Direção de Orquestra de Sopros

Iniciou os seus estudos musicais na SAMP, Pousos - Leiria, onde exerce as funções de Director Musical, sendo também professor na Escola de Artes.
Conclui em 1991 o curso complementar de Saxofone no Conservatório Nacional de Lisboa na classe do Prof. Vítor Santos e em 2005 a Licenciatura em Saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa.

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Iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos na Academia dos Amadores de Música. Interessa-se pela direção desde a sua entrada para o Coro da Universidade de Lisboa, em 1981, onde desempenhou as funções de ensaiador de naipe.

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Obteve o grau de mestrado em Direção Coral pela University of Cincinnati College Conservatory of Music, instituição na qual se encontra também a realizar o doutoramento. Refundou e dirigiu (1990-95) o Coro da Juventude Musical Portuguesa

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MCC-fotoCoordenadora da "Variante de Composição, Direção Coral e Formação Musical".
Lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Formação Musical e Auditiva, Conjuntos Vocais e Instrumentais e Técnicas da Formação Musical, e na Academia Nacional Superior de Orquestra a disciplina de Formação Auditiva.

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Carlos Caires (n. 1968) diplomou-se em composição na Escola Superior de Música de Lisboa (com Constança Capdeville e Christopher Bochmann).  Completou mais tarde o Master (DEA) e o Doutoramento (Bolseiro FCT) na Universidade de Paris8, sob orientação de Horacio Vaggione.

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Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou, entre outros, com Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas e Christopher Bochmann.

Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, sob a orientação de João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

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Nasceu em Buenos Aires em 1958. Estudou guitarra clássica, e depois piano desde os 8 anos de idade.
Entre 1973 e 1983 estudou piano com Zbigniew Neuhoff, e de 1975 até 1978 composição com Jacobo Ficher.
Em 1984 obtém a Licenciatura em Direção de orquestra na Faculdade de “Artes y Ciencias Musicales” da Universidade Católica Argentina.

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