De nacionalidade francesa, Michel Gal frequentou o Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde obteve o 1º prémio de Piano na classe de Pierre Sancan, e o 1º prémio de Música de Câmara na classe de Geneviève Joie.

Posteriormente, no mesmo estabelecimento de ensino, concluiu o terceiro ciclo de piano, tendo desenvolvido, em seguida, a sua formação pianística com Dmitri Bashkirov, Georgy Sebok, Byron Janis e Paul Badura-Skoda. Premiado em diversos concursos internacionais de piano (Menção do Concurso Internacional Marguerite Long, em Paris, 2º prémio do Concurso Internacional Maria Canals, em Barcelona, 4º prémio do Concurso Internacional Viotti, em Vercelli, e o 3º prémio do Concurso Internacional José Iturbi, em Valência), Michel Gal tem actuado, quer como solista quer com orquestra, em vários países da Europa.
Como músico de câmara, destaca-se a colaboração com o flautista francês Alain Marion e com numerosos solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa e da Orquestra Gulbenkian, nomeadamente a clarinetista Esther Georgie e o violoncelista Varoujan Bartikian, com quem fundou o Trio Bartikian. Foi professor de piano no Conservatório de Chevreuse (França), antes de se radicar em Portugal onde, desde 1990, se encontra a leccionar na Escola Superior de Música de Lisboa e, desde 2005, na Academia de Amadores de Música.