• Visitas: 105938

Concurso Local - Licenciatura Música, Ano letivo 2017/2018

Índice do artigo

Informações para efectuar a candidatura na Licenciatura em Música (Variantes de Composição, Direcção e Formação Musical e Execução).

Alerta-se que a variante de Jazz tem calendário específico e provas com um formato diferente.

Obs: Os conteúdos programáticos das Provas específicas e respetivos critérios de Avaliação são publicados de acordo com o calendário

Perguntas frequentes acerca dos diferentes regimes (não dispensa a consulta da legislação em vigor)

Quem pode concorrer à ESML no regime normal?

Podem apresentar-se ao concurso os candidatos que sejam titulares de curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente com aprovação, no exame nacional.

Tenho um curso superior, como poderei candidatar-me à licenciatura em Música?

Por Concurso Especial (Titulares de Cursos Superiores ou maiores de 23 anos, dependendo dos casos), nas datas do Concurso Local de Acesso ao curso pretendido, efetuando as provas necessárias desse concurso.

Quem pode concorrer no regime dos maiores de 23?

O Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos permite o ingresso no Ensino Superior a todos aqueles que tenham completado 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização do mesmo.
Este regime contempla os candidatos ao ensino superior, maiores de 23 anos, independentemente das habilitações académicas de que são titulares, desde que não detenham a habilitação de acesso, devendo entender-se por habilitação de acesso, ser titular da habilitação académica do curso de ensino secundário ou equivalente e a realização de prova de capacidade, ou seja, o 12º ano ou equivalente, só por si, não pode ser considerado habilitação de acesso ao ensino superior

Poderei realizar a candidatura a um curso na ESML, não tendo o 12º ano e o Exame Nacional do Ensino Secundário?

Se tiver idade igual ou superior a 23 anos, poderá fazer as provas na nossa escola no concurso de provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Interrompi os meus estudos de um curso de ensino superior. Que devo fazer para reingressar?

Podem requerer o reingresso os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos no mesmo estabelecimento de ensino superior nacional no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido.
Para o efeito, deverá efectuar o requerimento de reingresso junto dos serviços académicos da instituição de ensino superior que frequentou.

Como posso efectuar transferência ou mudança de curso para uma instituição do ensino superior português?

Podem requerer a mudança de curso ou a transferência os estudantes que tenham estado inscritos e matriculados num curso superior num estabelecimento de ensino superior nacional e não o tenham concluído e os estudantes que tenham estado inscritos e matriculados em estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa, que o tenham concluído ou não.