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Conteúdos das Provas de Acesso ao Mestrado em Ensino da Música

MESTRADO EM ENSINO DA MÚSICA

ÁREA DE CANTO

1. Execução de programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes;

2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática, numa folha A4, letra tamanho 12;

3. Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da prova prática, em folha A4, letra tamanho 12;

4. Entrevista.

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1. Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas;

2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista, numa folha A4, letra tamanho 12;

3. Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da prova prática, em folha A4, letra tamanho 12;

4. Entrevista.

ÁREA DE DIREÇÃO/CORAL E ORQUESTRAL

1. Apresentação de portfólio onde deve constar a experiência na área da Direção e um DVD com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto

2. Prova prática

- Direção Coral: execução de um programa de aproximadamente 15 minutos preenchido com 2 peças contrastantes para coro misto a cappella de escolha livre do candidato, e uma prova auditiva de detecção de erros.

- Direção de Orquestra: a prova prática durará, aproximadamente, 15 minutos, e consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se os restantes 10 minutos para a execução da peça obrigatória (1.º andamento da Sinfonia “Incompleta” de F. Schubert).

Nota: O júri reserva-se o direito de interromper a prova antes do fim dos 15 minutos

3. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio e do DVD apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista, numa folha A4, letra tamanho 12

4. Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da entrevista, em folha A4, letra tamanho 12.

5. Entrevista.

ÁREA DE FORMAÇÃO MUSICAL

1. Prova escrita e prova de leitura musical à 1ª vista:

- Prova escrita (ca. 1 hora): reconhecimento de intervalos (sequência de sons), ditado de melodia, ditado polifónico para preenchimento de espaços, ditado de baixo e análise funcional (com melodia dada);

- Leituras à 1ª vista: leitura rítmica, leitura cantada de intervalos a partir de um qualquer som e duas melodias sem acompanhamento (uma tonal, outra atonal ou com dificuldades intervalares).

2. Prova preparada de canto e piano:

- Uma obra para canto e piano, à escolha do candidato, para ser cantada e tocada, em simultâneo, pelo mesmo;

- Execução, à escolha do candidato, do acompanhamento ao piano da obra Wie viele Zeit verlor ich (Italienisches Liederbuch) de Hugo Wolf ou da obra Hôtel (Banalités) de Francis Poulenc;

3. Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da prova prática. Este texto deverá incluir uma reflexão por parte do candidato sobre o processo de aprendizagem musical no contexto do ensino especializado, devidamente fundamentada em literatura. O texto escrito a entregar deverá respeitar os seguintes parâmetros: dimensão mínima e máxima: 1300-2000 palavras. Formato: folha A4. Formatação: Times ou Calibri tamanho 12, espaçamento 1.5. Capa e Bibliografia em formato APA;

4. Entrevista.

ÁREA DE INSTRUMENTO

1. Execução de um programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes;

Nota: O júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.

2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática, numa folha A4, letra tamanho 12;

3. Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da prova prática, em folha A4, letra tamanho 12;

4. Entrevista.

ÁREA DE CLARINETE

 1. Execução do programa:

- Peça obrigatória (Estudo n.º 19 do 1:º Cadeno de Études Progressives et Mélodiques de Paul Jeanjean);

- Um estudo à escolha do candidato retirado de Clarinet Études I ou Clarinet Études II de Sérgio Azevedo;

2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática, numa folha A4, letra tamanho 12;

3. Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da prova prática, em folha A4, letra tamanho 12;

4. Entrevista.

ÁREA DE JAZZ

1. Prova prática:

- Execução a solo, ou com um músico acompanhador, de 3 temas de carácter e tempo contrastantes, de livre escolha do candidato (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, iRealb)

- Prova de leitura à vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band)

Nota: No caso dos temas incluirem acompanhamento, o candidato é responsável por providenciar o acompanhador, pela sua pontualidade, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com excepção de piano ou bateria e amplificadores, que estarão disponíveis na sala.

2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática, numa folha A4, letra tamanho 12;

3. Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da prova prática, em folha A4, letra tamanho 12;

4. Entrevista.

Notas

- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.

- Vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental” (sem letra); microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.

- Bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.

- Guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários; amplificadores são fornecidos pela ESML.

- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou pc)

- Os intrumentos lecionados na ESML são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere bastante, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.

Critérios de avaliação

A avaliação da prova prática é global, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à vista.