[Candidaturas 2020/2021] ALTERAÇÕES AO CALENDÁRIO E PROVAS ESPECÍFICAS

Os procedimentos e os calendários relativos aos concursos de acesso aos diferentes cursos da ESML 2020-2021 foram alterados. Dada a imprevisibilidade da evolução da presente crise de saúde pública, as seguintes alterações poderão ainda sofrer outros ajustamentos.

NOVO CALENDÁRIO

• Prazo de candidaturas | Até ao dia 24 de Abril (foi prorrogado);
  • Provas específicas | Na secção seguinte "CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS" são descritas em pormenor as alterações efectuadas. Algumas provas específicas presenciais serão substituídas pelo envio pela internet de portefólios, gravações ou eventuais provas realizadas online. Cada candidato deverá preparar os materiais requisitados para a sua prova específica como indicado nesse documento e enviar para os Serviços Académicos através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 3 de Maio;
  • Publicação dos resultados das provas | 29 de Maio;
  • Prazo para apresentação de reclamações | até 2 de Junho;
  • Prazo de notificação das decisões | até 3 de Junho;
  • Prova de conhecimentos gerais de música | Foi cancelada;
  • Prazo de entrega da Ficha do Exame Nacional do Ensino Secundário | Até 24 de Julho (1ª fase de exames nacionais) e até 14 de Agosto (2ª fase de exames nacionais);
  • Publicação da lista seriada dos Candidatos Admitidos | 24 de Agosto;
  • Prazo de reclamações | 26 de Agosto;
  • Prazo de notificação das decisões | até 28 de Agosto;
  • Matrículas | de 14 a 18 de Setembro.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Candidatos à Licenciatura em Música | Instrumento, Canto e Jazz

- Envio de gravações em vídeo de cada peça do programa da prova específica. Ficam canceladas as provas de leitura à primeira vista e, no caso do Órgão, a prova de acompanhamento/improvisação.

Candidatos à Licenciatura em Música | Composição

- Envio de portefólio - Os candidatos deverão apresentar uma a três composições originais que considerem representativas da sua produção.

• O portefólio deverá ser enviado em formato digital para os Serviços Académicos Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., e para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
  • Foi cancelada a Prova de Composição Estilística.

- A entrevista será realizada online e constará da discussão do portefólio apresentado e de outros elementos que o júri considere relevantes.

• Os candidatos deverão reservar o dia e o horário indicado pelo respectivo júri para ser contactado via Skype ou outra ferramenta similar.

Candidatos à Licenciatura em Música | Direcção de Orquestra de Sopros

- As provas específicas em Direcção de Orquestra de Sopros foram adiadas para uma data posterior, quando a realização presencial das mesmas for possível. Oportunamente, os candidatos serão informados do novo calendário e método de selecção.

Candidatos à Licenciatura em Música | Direcção Coral e Formação Musical

- As provas específicas em Direcção Coral e Formação Musical foram adiadas para uma data posterior, quando a realização presencial das mesmas for possível. Oportunamente, os candidatos serão informados do novo calendário e método de selecção.

Candidatos ao Mestrado em Música | Instrumento, Canto e Jazz

- Envio de gravações em vídeo não editado de cada peça do programa indicado na prova específica.

• Recomenda-se que a gravação tenha boa qualidade de imagem e som;

- Envio de texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado.

Candidatos ao Mestrado em Música | Composição

- Envio de portefólio – Os candidatos deverão enviar um portefólio com obras consideradas relevantes, incluindo, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.

- A entrevista será realizada online.

Candidatos ao Mestrado em Música | Direcção Coral, Direcção de Orquestra

- As provas específicas em Formação Musical foram adiadas para uma data posterior, quando a realização presencial das mesmas for possível. Oportunamente, os candidatos serão informados do novo calendário e método de selecção.

Candidatos ao Mestrado em Ensino de Música | Instrumento, Canto e Jazz

- Envio de gravações em vídeo de cada peça do programa da prova específica, actuais e não editadas.

• Recomenda-se que a gravação tenha boa qualidade de imagem e som.
  • No caso das peças previrem acompanhamento e este não ser possível garantir, os candidatos poderão executar as peças sem acompanhamento.

- Envio de texto escrito em Português, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado e sobre a motivação para a frequência do Mestrado em Ensino de Música.

Candidatos ao Mestrado em Ensino de Música | Composição

- A entrevista será realizada online.

Candidatos ao Mestrado em Ensino de Música | Direcção

- As provas específicas em Direcção foram adiadas para uma data posterior, quando a realização presencial das mesmas for possível. Oportunamente, os candidatos serão informados do novo calendário e método de selecção.

Candidatos ao Mestrado em Ensino de Música | Formação Musical

Todos os candidatos serão mantidos informados de outros desenvolvimentos.

A Direcção da ESML