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Licenciatura em Música: Conteúdos das Provas Específicas 2017/2018

 

CONTEÚDOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

COMPOSIÇÃO

1. Prova de Criatividade

a) Prova escrita que consiste na elaboração de dois exercícios de composição estilística, escolhidos de entre quatro (Renascença, Coral Barroco, Lied Romantico, sec XX);

b) Apresentação de portefólio com três composições originais que os candidato considerem representativas da sua produção.

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

Critérios de Avaliação

Prova de Criatividade
Domínio técnico e conhecimento do estilo - 60%
controlo da forma - 20%
Capacidade para completar o exercício no tempo disponível - 20%

Portefólio
Domínio técnico - 25%
Controlo da forma - 25%
Acabamento e clareza da escrita instrumental - 25%
Criatividade/originalidade - 25%

Entrevista
Critérios de avaliação da entrevista:
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):

  • Cultura Musical

  • Preparação de base.

  • Questões relacionadas com a prestação na prova de Técnicas de composição e/ou sobre a Composição Original apresentada

 

DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL

1. Prova escrita

- Reconhecimento auditivo de intervalos e acordes (tipo e estado); análise harmónica auditiva de funções harmónicas e classificação de cadências;

- Ditado rítmico;

- Ditado de uma melodia;

- Ditado de uma obra polifónica (partitura entregue com espaços para preencher).

2. Prova oral

- Direcção de uma peça para coro; *

- Execução de uma peça para piano à escolha do candidato;

- Interpretação de um canto estudado, preferencialmente com texto e cuidada, do ponto de vista musical; *

- Duas leituras rítmicas (uma em métrica regular e uma em métrica irregular);

 - Duas leituras cantadas à primeira vista (uma melodia tonal e uma série dodecafónica iso-rítmica);

- Leitura à primeira vista ao piano: acompanhamento simples de uma peça para canto e piano.

* Partitura disponível nos Serviços Académicos oito dias antes da Prova.

Nota: Os candidatos admitidos às Provas de Conhecimentos Gerais de Música estão dispensados da prova de Formação Auditiva.}

Critérios de Avaliação das provas escrita e oral

As avaliações da prova escrita e da prova oral correspondem à média aritmética das provas que a constituem. A prova escrita tem um peso de 33% na classificação final e à prova oral correspondem os restantes 67%. Nas provas é feita uma avaliação global das competências auditivas, de execução à 1ª vista e de interpretação de obras estudadas, cantando, tocando ao piano e dirigindo.

Na prova escrita avaliam-se capacidades auditivas e de escrita dos candidatos.

Na prova oral valorizam-se:
- o rigor e precisão, o controlo de pulsação e/ou de quadratura nas leituras rítmicas;
- a precisão melódica, a qualidade vocal, a afinação, o fraseado e a interpretação expressiva e estilística no canto estudado e nas leituras à 1ª vista cantadas;
- a rapidez e a precisão de leitura, estabilidade de andamento na leitura à 1ª vista ao piano;
- a técnica pianística, a qualidade de som e de interpretação na execução ao piano.

 

DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS

1. Prova de Direcção

- Saint-Säens/ Tafanel – Feuillet d´Album

(Disponível em: http://imslp.org/wiki/Feuillet_d%27album,_Op.81_(Saint-Sa%C3%ABns,_Camille)

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

Critérios de Avaliação

Prova de Técnicas de Direcção
Capacidade de comunicação com os instrumentistas - 60%
Domínio técnico e estilístico da obra - 20%
Adaptação e resolução de problemas no decorrer da interpretação - 20%

Entrevista
É efectuada uma entrevista individual.

Critérios de avaliação da entrevista:
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos:

  • Experiência na área da Direcção de Orquestra de Sopros

  • Motivações para a frequência do curso

  • Questões relacionadas com a prestação na prova de Técnicas de Direcção

 

VARIANTE DE JAZZ

1. Prova prática de instrumento ou voz:

a) Escalas maiores e menores (melódica e harmónica) em todos os tons; bateristas executam rudimentos como descrito abaixo;

b) Execução de 3 temas, de carácter e tempo contrastantes, à escolha do candidato, para executar a solo (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, band-in-a-box, ou outro), ou com um músico acompanhador (e um só). Neste último caso, o candidato é responsável por providenciar o acompanhador e garantir a sua pontualidade, assim como o material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com excepção de piano ou bateria e amps, que estarão disponíveis na sala;

c) Prova de leitura à primeira vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band).

Notas:

- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental” (sem letra). microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.
- Bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.
- Guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários. amplificadores são fornecidos pela ESML.
- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou pc).
- Os intrumentos leccionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere bastante, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.

Critérios de Avaliação

É feita uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):

  • - Qualidade de som e afinação;

  • - Competência técnica (articulação, destreza, etc.);

  • - Sentido rítmico;

  • - Noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade;

  • - Leitura à vista.

 

CANTO

1. Prova de Aptidão Vocal

a) 1 ária de Oratória ou Cantata

b) 1 "Lied" ou 1 "Mélodie"

c) 1 ária de ópera

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

CORDAS DEDILHADAS (Guitarra, Harpa)

GUITARRA

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Uma obra à escolha de cada um dos seguintes grupos:

GRUPO 1

- FERNANDO LOPES-GRAÇA - Um andamento da Partita para Guitarra

GRUPO 2

- HEITOR VILLA-LOBOS - Um Estudo, dos Doze Estudos para Guitarra

GRUPO 3

- FERNANDO SOR - Estudo nº 1, 5, 10 ou 11, op.29

- GIULIO REGONDI - Estudo nº 1, 6 ou 8 (Ed. Orphée)

- NAPOLEÓN COSTE - Estudo nº 4 ou 12 (Ed. Schott's)

- MAURO GIULIANI - Estudo nº 14 op. 51, nº 18 op. 48 ou nº 5 op. 111

GRUPO 4

- EMILIO PUJOL - El Abejorro

- JOAQUIM RODRIGO - En los trigales

- MANUEL PONCE - Canción, da Sonata III

- RICHARD RODNEY BENNETT - Um Impromptu, dos Five Impromptus

Nota: Relativamente aos Grupos 3 e 4, o candidato poderá, em alternativa, apresentar obras do mesmo período e de grau de dificuldade semelhante (escolha sujeita a aprovação do júri).

b) Leitura à 1ª vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

HARPA

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Um Estudo de Bach-Grandjany (com repetições), Etudes Dor Harp, ed. Carl Fischer ou um 1.º andamento de uma das Sonatas de Naderman, Sept Sonates Progressives, op.92, ed. Lyra Music

b) Uma obra contrastante*

c) Uma Leitura à 1ª Vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

ARCOS (Contrabaixo; Viola de Arco; Violino e Violoncelo)

CONTRABAIXO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Um Estudo

b) 2 andamentos de uma Sonata ou de um Concerto

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

VIOLA DE ARCO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:

- DONT Op. 37
- J. PALASCKO op. 36
- KREUTZER 42 Estudos
- HOFFEMEISTER 12 Estudos
- M. VIEUX “10 Études Nouvelles”

b) J.S.BACH Um andamento das suites para violoncelo ou das sonatas para violino solo (transc. para viola)

c) 1º andamento de um dos seguintes concertos ou de dificuldade igual ou superior:

- G. F. HÄNDEL Concerto em si menor
- J.C. BACH Concerto em dó menor
- K. STAMITZ Concerto em Ré Maior
- F. A. HOFFMEISTER Concerto em Ré Maior
- JOSEPH SCHUBERT Concerto em Dó Maior

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

VIOLINO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:

- KREUTZER

- DONT

- PAGANINI

b) J. S. BACH 1 andamento de uma Sonata ou Partita para violino solo

c) 1 andamento à escolha de um Concerto a partir do período clássico

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

VIOLONCELO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) 1 Estudo à escolha entre os de:

- POPPER Op. 76

- POPPER 40 estudos op. 73

- DOTZAUER Livro nº 3

- DUPORT 21 estudos

- GRUTZMACHER Estudos op. 38 (1º livro)

b) J. S. BACH 1 andamento à escolha entre as três primeiras suites para violoncelo solo

c) 1.º andamento à escolha entre os seguintes concertos:

- BOCHERINNI Concerto nº 3 em Sol Maior

- HAYDN Concerto em Dó Maior

- SAINT-SAENS Concerto em Lá menor

- KLENGEL Concerto nº 3, op. 31Pièce de concert

- KLUGHART Concerto em Lá menor, op. 59

- LALO Concerto em Ré menor

- GOLTERMANN Concerto em Sol Maior, op. 65

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

 

SOPROS E PERCUSSÃO (Clarinete; Fagote; Flauta; Oboé; Saxofone; Trompa; Trompete; Trombone; Tuba; Percussão)

CLARINETE

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Peça Obrigatória:  3 Pieces for Clarinet solo de Igor Stravinsky;

b) 1 obra (ou parte de obra) à escolha do candidato com cerca de 7 minutos, obrigatóriamente com acompanhamento de Piano.

c) Leitura à 1ª vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

FAGOTE

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Estudos de concerto opus 26 (1 estudo à escolha), L. Milde

b) Estudos sobre escalas e arpejos opus 24 (1 estudo à escolha), L. Milde

c) Uma peça à escolha do candidato

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

FLAUTA

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) MOZART - Do Concerto nº 1, K 313, em Sol Maior;

- 1º andamento (Allegro) até letra D, ou seja compasso 149

- 2º andamento (Adagio) até letra G, ou seja compasso 27

b) uma obra, ou parte de uma obra, à escolha do candidato com duração máxima de 5 minutos;

c) Leitura à 1ª vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

OBOÉ

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) 2 Estudos, 1 rápido e um lento, à escolha do candidato de entre os 48 estudos de F. Ferling

b) 1 obra à escolha do candidato

c) Leitura à 1ª vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

SAXOFONE

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Um Estudo à escolha do candidato do livro: VINGT-HUIT ÉTUDES (sur les modes à transpositions limitées d’Olivier Messiaen) de Guy LACOUR, ed. Billaudot)

b) Um Estudo à escolha do candidato do livro: NOUVELLES ÉTUDES VARIÉES de Jean-Marie LONDEIX, ed. Leduc

) Um Concerto ou uma Sonata para saxofone à escolha do candidato.

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

 TROMPA

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) MOZART - Concerto nº 3

b) 1 obra do séc. XX à escolha do candidato

c) Leitura à 1ª vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

 TROMPETE

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) E. BOZZA - Rustiques ou ARUTJUJAN - Concerto

b) Uma obra à escolha do candidato

c) Leitura à 1ª vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

 TROMBONE

1. Prova de Aptidão Instrumental

- Trombone Tenor

a) Mouvements - Claude Arrieu

b) Uma obra à escolha do candidato

c) Leitura à 1ª vista

- Trombone Baixo

a) YVONNE DESPORTES - Un Souffle Profond

b) Uma obra à escolha do candidato

c) Leitura à primeira vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

TUBA

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Concerto for bass tuba de R. V. WILLIAMS (I e II and) ou Variations in old Style de THOMAS STEVENS

b) Uma obra à escolha do candidato

c) Leitura à 1ª vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

EUFÓNIO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Pantomime de PHILIP SPARK ou Fantasia de GORDON JACOB

b) Uma obra à escolha do candidato

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

 PERCUSSÃO

1. Prova de Aptidão instrumental

a) Tímpanos:

• Demonstrar capacidade auditiva para cantar e afinar os tímpanos.

• Um estudo à escolha (Goodman, Delecluse, Peters, Hochrainer, Krüger ou semelhante).

b) Caixa:

• Estudo à escolha (Delécluse, Cirone, Peters, Wilcoxon ou semelhante).

• Leitura à primeira vista.

c) Lâminas:

• Marimba: Estudo para quatro baquetas (Musser, Stout, Burritt, Quartier ou semelhante).

• Vibrafone: Estudo 8 e Estudo 18, Friedman “Vibraphone Technique: Dampening and Pedaling”.

• Xilofone: Leitura à primeira vista (duas baquetas).

• Todas as escalas maiores e menores.

d) Percussão Orquestral:

• Excertos de orquestra:

• Pedro e o Lobo, Prokofiev (caixa: do 49 até ao 51)

• Sinfonia Nº 4, Tchaikovsky (pratos: final)

• “Porgy and Bess”, Gershwin (xilofone: início)

• Abertura Carnaval – Dvorak (pandeiro: início até letra C)

• Leitura à primeira vista (pratos, pandeiro, bombo, etc).

 2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

MÚSICA ANTIGA (Cravo; Flauta de Bisel; Oboé Barroco e Traverso)

CRAVO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Execução de um programa de 15 minutos de música dos Séc. XVI a XVIII, que inclua pelo menos duas peças de estilos contrastantes.

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

FLAUTA DE BISEL

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) 1 Estudo de F. BRUGGEN ou um Capricho de QUANTZ

b) Dois andamentos contrastantes de uma Sonata de TELEMANN

c) 1 peça à escolha do candidato

d) Leitura à 1ª vista de um trecho curto

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

OBOÉ BARROCO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Dois andamentos contrastantes duma Sonata barroca

b) Um solo duma Ária de Bach

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

Nota: A prova poderá ser realizada em instrumento moderno

TRAVERSO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Dois andamentos contrastantes duma Sonata Barroca

b) Um capricho de Quantz ou uma Fantasia de Teleman

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

Nota: A prova poderá ser realizada em instrumento moderno

ÓRGÃO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Uma obra dos Séc. XVI, XVII ou XVIII, Ibérica, Italiana ou Francesa

b) J.S.Bach: Um Prelúdio e/ou Fuga

c) Uma obra da época romântica ou do séc. XX

d) Harmonização de um coral ou de qualquer outra melodia, ou uma improvisação livre (Para a realização desta prova será dado um tempo de preparação de 10 minutos)

e) Leitura à 1ª Vista

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

PIANO

1. Prova de Aptidão Instrumental

a) Dois estudos de virtuosidade

b) J. S. BACH 1 Prelúdio e Fuga de "O Cravo Bem Temperado"

c) Uma Sonata de um dos seguintes autores:

- HAYDN

- MOZART

- BEETHOVEN

d) Obra imposta: Humoresque de Francis Poulenc

e) Leitura à 1ª vista

Nota: Todas as obras deverão ser executadas de memória

2. Entrevista

3. Prova de Conhecimentos Gerais de Música

 

VARIANTE DE EXECUÇÃO - Critérios de avaliação

Critérios de avaliação

1 - Prova prática instrumental/vocal

  • Domínio da Técnica instrumental (35%)

  • Rigor na interpretação do texto musical (35%)

  • Compreensão do estilo (15%)

  • Interpretação musical (15%)

2 – Entrevista

  • Objectivos para frequência do curso (25%)

  • Formação realizada (25%)

  • Justificação das opções do programa apresentado na prova (25%)

  • Actividade instrumental (integração de agrupamentos, concertos, recitais, etc) (25%)

Notas:

- Os júris das provas específicas reservam-se o direito de ouvir os programas apresentados pelos candidatos integral ou parcialmente.
- Nas provas de aptidão instrumental, os candidatos deverão executar as cadências, sempre que estas façam parte das obras.
- O acompanhamento ao piano das provas que o exigem será da responsabilidade do candidato.