• Visitas: 6616

Doutoramento em Artes Musicais: Área de Especialização em Prática Instrumental ou Vocal

Doutoramento em Artes Musicais (Acreditado por 6 anos - 07-11-2012 A3ES NCE/11/00881) DGES registo: R/A-Cr 216/2012

O Doutoramento em Artes Musicais é um programa que resulta da colaboração entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Escola Superior de Música de Lisboa (IPL). Reúne especialistas nas áreas da performance, da encenação e dramaturgia musical e das ciências musicais, e destina-se a estudantes qualificados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e aptidões, e obter o grau de Doutor pela Universidade Nova de Lisboa.

O programa tem a duração de três anos (com 180 ECTS), e desenvolve-se num contexto académico caracterizado por fornecer aos alunos instrumentos contemporâneos de carácter teórico, metodológico e analítico capazes de os fazer envolver em projetos de investigação do domínio geral dos estudos artísticos. Procura também estabelecer e disponibilizar aos estudantes o acesso a um corpo de conhecimento crítico e a metodologias na arte compatíveis com um elevado grau de internacionalização e de relevância no mundo contemporâneo.

O estudo da performance e da encenação e dramaturgia musical, acompanhado por unidades curriculares do domínio das Ciências Musicais, constitui uma oportunidade para uma compreensão aprofundada dos fenómenos musicais. Possibilita uma formação musical prática ao nível do 3o ciclo, acompanhada por estudos de alto nível em áreas que se relacionam com a interpretação: os estudos de interpretação, a história da música, a análise musical, os estudos de edições, de estilos musicais, de sociologia ou etnomusicologia.
O corpo docente deste programa conta com a participação de um conjunto de especialistas que inclui, entre outros:


David Burt


João Vaz
Jorge Moyano
Mário Vieira de Carvalho
Miguel Henriques
Paula Gomes Ribeiro
Paulo Ferreira de Castro
Paulo Filipe Monteiro
Paulo Gaspar
Pedro Carneiro
Pedro Couto Soares
Rui Vieira Nery
Salwa Castelo-Branco


Para além dos docentes responsáveis pelas unidades curriculares, os alunos encontram oportunidades para participar em workshops e master-classes de reconhecidos especialistas convidados.
O trabalho de investigação dos alunos deste curso será enquadrado por um dos dois centro de investigação da FCSH neste domínio:
CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
INET, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança

Coordenador do curso: Jorge Matta
Informação adicional sobre as especialidades disponíveis neste programa de
doutoramento pode ser obtida através de: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Candidaturas: Para informação sobre candidaturas, contacte Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.21 7908345


Vagas: 8

 

Unidades Curriculares ECTS
Seminário de Investigação Artística 5
Seminário de Análise Musical 5
Prática Instrumental ou Vocal I 10
Prática Instrumental ou Vocal II 10
Trabalho Final de Curso 20
Recital 40
Recital - Conferência 40
Tese 40
Opções condicionadas (o aluno deve escolher um seminário de especialidade) ECTS
Seminário de Especialidade em Ciências Musicais Históricas 10
Seminário de Especialidade em Etnomusicologia 10
Seminário de Especialidade em Ensino e Psicologia da Música 10