• Visitas: 25748

Licenciatura em Música na Comunidade

 Música na Comunidade (Acreditado Preliminarmente A3ES 12-12-2012 CEF/0910/03002)

Registo DGES: R/A-Ef 496/2011

Enquadramento:

O curso de Música na Comunidade, em funcionamento desde 2007/2008, resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Música, ambas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Lisboa.

O curso tem a duração de seis semestres (180 créditos) e confere o grau de licenciatura.
Proporcionando uma formação inovadora no país, tem como principal objectivo a formação de músicos habilitados a darem respostas artísticas adequadas a diferentes públicos e contextos de intervenção comunitária.

O plano de estudos foi criado no sentido da promoção da prática musical individual e em conjunto e da vivência de experiências artísticas integradas, a par de uma sólida formação no âmbito das ciências musicais.

É valorizada a articulação entre competências de performance instrumental, de desempenho vocal e de criação musical, bem como as capacidades de trabalho em equipa e de análise reflexiva sobre objetos artísticos.

Um titular desta licenciatura poderá trabalhar com públicos infantil, juvenil, adulto ou idoso, desempenhando cargos como os de músico, de animador através da música, de coordenador de projetos musicais ou de responsável por serviços na área da música.

A concretização da licenciatura em Música na Comunidade permite ainda o acesso à candidatura ao Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico.


Objectivos:

- Estruturar uma partilha de experiências musicais diversificadas e de qualidade, fomentando percursos pessoais e profissionais consistentes.
- Formar músicos capazes de intervir em contextos culturais, sociais e educativos heterogéneos.
- Proporcionar o contacto com contextos reais de intervenção profissional, num processo formativo de articulação entre a teoria e a prática.
- Habilitar os estudantes para a concepção, divulgação, desenvolvimento e avaliação de projetos de intervenção musical na comunidade adequados a diferentes grupos etários.
- Conferir formação científica na área da música que possibilite o prosseguimento de estudos, nomeadamente o acesso ao mestrado para formação de professores de Educação Musical.