• Visitas: 28401

Sobre a ESML

A ESML foi criada em 1983 na sequência da reconversão do Conservatório Nacional, tendo sido integrada no Instituto Politécnico de Lisboa em 1985. A ESML assume como sua a missão da formação artística, técnica, tecnológica e científica, ao mais alto nível, de profissionais na área da Música. Apresenta-se, no panorama nacional e internacional, como uma escola de referência, o que se alicerça não só nas suas origens e na reconhecida qualidade do seu corpo docente de nível internacional, mas também na dinâmica, diversidade, projecção e prestígio das suas realizações artísticas nos domínios da produção e divulgação artística, do ensino e da investigação, as quais ilustram e corporizam o seu compromisso com a constante procura da excelência, de abertura à inovação e à contemporaneidade. Localizada no Campus de Benfica do IPL, dispõe de instalações de reconhecido prestígio internacional no plano arquitectónico, bem como de equipamentos adequados à sua actividade formativa. Na prossecução da sua missão promove um ambiente de ensino/aprendizagem dotado dos mais altos padrões de exigência e de qualidade, orientando os estudantes no sentido do seu desenvolvimento com vista a desempenhos profissionais empreendedores, nacional e internacionalmente competitivos e socialmente relevantes, nas áreas das Artes e Indústrias Musicais.

 

Com vista ao cumprimento da sua missão, a ESML ministra os cursos de Licenciatura em Música (acreditado A3ES em 12-12-2011) (Composição, Direcção Coral, Formação Musical, Direcção de Orquestra de Sopros, Execução e Jazz), o curso de Licenciatura em Tecnologias da Música (acreditado A3ES em 12-12-2011) e, em associação com a Escola Superior de Educação de Lisboa, o curso de Licenciatura em Música na Comunidade (acreditado A3ES em 12-12-2011).

A ESML ministra os cursos de Mestrado em Música (acreditado A3ES 12-12-2011) e Mestrado em Ensino da Música (acreditado A3ES 01-07-2011).

Em associação com o Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, a ESML oferece o Doutoramento em Artes Musicais. (acreditado A3ES 07-11-2012)

Em associação com a Universidade de Lisboa, a ESML oferece o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento.

Na produção artística da ESML destacam-se não só os numerosos grupos de Música de Câmara, cobrindo um vasto repertório, desde a Música Antiga à Música do Século XXI, mas também as Orquestras da ESML – Sinfónica, de Sopros e de Jazz – a Camerata Gareguin Aroutiounian, a Camerata Silva Dionísio e Coros de diferentes dimensões. 

Numa estratégia de internacionalização da formação proporcionada, a ESML ao abrigo do Programa Erasmus, construiu parcerias e realiza intercâmbios com uma rede de mais de 30 escolas e conservatórios superiores de música de 14 países europeus. A ESML é, ainda, membro da AEC (Associação Europeia dos Conservatórios e Escolas Superiores de Música), que representa mais de 200 instituições europeias de ensino superior da música e no âmbito da qual tem participado activamente em projectos europeus relativos ao desenvolvimento curricular face ao Processo de Bolonha e à avaliação do ensino superior de música.

Pelo passado que herdou, pela capacidade em articular essa “tradição” com a permanente inovação pedagógica, artística, científica e técnica, por contar com um corpo docente internacional da mais elevada qualidade e por dispor de instalações e equipamentos especialmente adequados à concretização das suas actividades, a ESML tem vindo a afirmar-se como uma instituição de referência no panorama da vida musical do país e está inserida na rede das principais escolas superiores de Música europeias.

 

Missão da ESML

 

Promover um ambiente de ensino/aprendizagem de qualidade
     que, numa perspectiva de formação ao longo da vida,
           incentive os estudantes ao seu máximo desenvolvimento pessoal, artístico, científico, técnico e cultural,
                com vista a desempenhos profissionais empreendedores, nacional e internacionalmente competitivos
                      e socialmente relevantes,
                           nas áreas das Artes e Indústrias Musicais.

 

 

A missão da ESML desenvolve-se de acordo com os seguintes valores:

  • Compromisso com uma constante procura da excelência;
  • Abertura à inovação e à contemporaneidade, aliada à conservação do património musical do passado, nos domínios do ensino, da investigação, da produção e da divulgação;
  • Acolhimento de géneros e de reportórios musicais diversificados, por si ou no seu cruzamento com outras áreas artísticas ou outras áreas do conhecimento;
  • Desenvolvimento em rede, nos âmbitos nacional e internacional, com vista a potenciar a excelência dos vários contributos;
  • Promoção de uma política de cidadania, de responsabilidade social e de inclusão através da prospecção e satisfação das necessidades sociais nas áreas das Artes e Indústrias Musicais e do alargamento das oportunidades de acesso à formação e fruição nas referidas áreas.