Foto octávio

Nascido em Portugal em 1974, Octávio Inácio concluiu a sua licenciatura em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1997. O seu percurso musical como guitarrista clássico e o grau académico em Engenharia levaram-no ao Mestrado em Som e Vibrações (MSc in Sound & Vibration Studies), pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton em Inglaterra, com uma tese em Acústica Musical.

Em 1999 começou a trabalhar como consultor acústico para uma empresa líder de mercado na área da Acústica em Portugal. Dois anos depois é convidado para leccionar Acústica Musical e Arquitectónica na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto onde é Director do Laboratório de Acústica Musical. O seu trabalho contínuo como consultor acústico independente leva-o a estabelecer a sua empresa em 2004, actuando em áreas como Acústica de Salas e Edifícios, Acústica e Vibrações Industriais e Acústica Ambiental, entre outras.

Concluiu o seu Doutoramento (PhD in Sound and Vibration Studies) pela Universidade de Southampton em 2009 com uma tese sobre a dinâmica não-linear de instrumentos musicais friccionados e obtém o título de Engenheiro Especialista em Acústica pela Ordem dos Engenheiros no mesmo ano, sendo actualmente membro da comissão de especialização em Engenharia Acústica.

É autor e co-autor de mais de 40 artigos e comunicações publicados em revistas científicas e actas de congressos em diversas áreas da Acústica, mantendo-se activo na investigação científica em Acústica Musical e Arquitectónica, com particular interesse na dinâmica de instrumentos musicais friccionados e tradicionais portugueses, métodos de optimização aplicados a componentes acústicos e técnicas de auralização para Acústica de Salas.