MAIORES DE 23 ANOS

1. REQUISITOS

Podem apresentar-se ao concurso de acesso à Licenciatura em Música os candidatos maiores de 23 anos, de acordo com o Regulamento específico destas provas previstas no Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de Março.

O Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos permite o ingresso no Ensino Superior a todos aqueles que tenham completado 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização do mesmo.
Este regime contempla os candidatos ao ensino superior, maiores de 23 anos, independentemente das habilitações académicas de que são titulares, desde que não detenham a habilitação de acesso, devendo entender-se por habilitação de acesso, ser titular da habilitação académica do curso de ensino secundário ou equivalente e a realização de prova de capacidade, ou seja, o 12º ano ou equivalente, só por si, não pode ser considerado habilitação de acesso ao ensino superior. De acordo com o regulamneto específico destas provas previstas no Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº 113/2014, de 16 de Julho.

Documentos necessários para a candidatura:
- Documento comprovativo da titularidade da babilitação com que o estudante se candidata;
- Cartão de Cidadão (frento e verso);
- Curriculum Profissional e Académico;
- Carta de motivação ao curso (1 página A4)
- 1 foto tipo passe (formato jpeg)

Pagamento da candidatura para o concurso de acesso:
- Regulamento para maiores de 23 anos - 102,50 € (cento e dois euros e cinquenta cêntimos).

Nota Importante:
O pagamento da candidatura não está está sujeito a reembolso em caso de desistência do candidato.

2. ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO

2.1 Variante de Jazz
1. Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências (Prova Específica)
2. Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato
3. Entrevista

2.2 Variante de Execução (todos os ramos), variante de Composição, Direcção Coral e Formação Musical, Direcção de Orquestra de Sopros
1. Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências (Prova Específica e Prova de Conhecimentos Gerais de Música - Formação Auditiva, Análise e História da Música)
2. Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato
3. Entrevista

A classificação da Prova de Conhecimentos Gerais de Música é a media aritmética simples das classificações das duas partes que a integram, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior às cinco décimas. São aprovados os candidatos que obtenham nesta prova classificação igual ou superior a 8 valores, desde que não obtenham nota inferior a 5 valores em nenhuma das suas partes.

A entrevista destina-se a esclarecer questões relativas ao currículo e à experiência profissional do candidato, bem como a sua disponibilidade para os cumprimentos das obrigações escolares; Avaliar as motivações apresentadas pelo candidato para a escolha do curso superior.
 

3. SERIAÇÃO

A seriação dos candidatos à matrícula e inscrição na Licenciatura em Música é realizada com base na nota de candidatura.
A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:

NC = 0,8 x PE + 0,15 CV + 0,05 x E
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica;
CV = Nota obtida na avaliação curricular;
E = Nota obtida na entrevista.