Harmonia Elementar 2 |
---|
Harmonia Elementar 2
|
Consolidação do estudo da linguagem tonal. Harmonização a quatro vozes de um baixo dado. Harmonização a quatro vozes de uma melodia dada. Principais formas cadenciais.
Resolução de exercícios de harmonização a 4 vozes de dificuldade crescente. Baixo dado, melodia dada
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade do exame final, levando ainda em consideração a participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Bochmann, Christopher, A linguagem Harmónica do Tonalismo, Lisboa, Juventude Musical. Portuguesa., 2003. Piston, W., Harmony, Nova Iorque, W. W. Norton & Company, Inc., 1981. Schoenberg, A., Theory of Harmony, Londres, Faber and Faber, 1990
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)