Acreditado Preliminarmente A3ES 12-12-2011 CEF/0910/04757
Registo DGES: R/A-Ef 513/2011


COMISSÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MESTRADO

Coordenador: Professor Doutor Ricardo Pinheiro
Restante membros: Professor Doutor Tiago Neto e Professor Doutor Miguel Henriques


ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

  • Canto
  • Composição
  • Direção Coral
  • Direção de Orquestra
  • Instrumento
  • Jazz

NÚMERO DE VAGAS: 30


CONDIÇÕES DE CANDIDATURA AO ACESSO

Podem candidatar-se ao acesso ao Mestrado em Música:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do Mestrado em Música;
d) Estudantes que concluam um dos graus superiores referidos em a), b) ou c) até ao ato de matrícula.
e) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso. 


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO

1. Área de Composição

a) A seleção dos candidatos é feita através da apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas, de um texto justificativo das obras apresentadas, e de uma entrevista.

b) No portfólio são avaliados: o grau de profissionalismo da escrita e acabamento geral das partituras; a quantidade de obras, tendo ainda em conta a diversidade de géneros, as formações instrumentais e os media utilizados; o grau de reflexão estética e técnica presente na produção musical; o grau de envolvimento com o meio musical, sempre que forem disponibilizadas as gravações referidas na alínea a) do número 1 do presente artigo.

2. Área de Direção Coral/Orquestral

a) A seleção dos candidatos é feita através da apresentação de um portfólio, de um texto justificativo da escolha das obras e formações apresentadas, e de uma entrevista. Do portfólio constará a experiência relevante na área da direção e um DVD com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: orquestra (sinfónica, cordas, sopros), coro/ensemble vocal (a cappella), coro/ensemble vocal e orquestra, coro/ensemble vocal e ensemble instrumental;

b) No portfólio são avaliados: a experiência do candidato na área da direção; o rigor da execução; o domínio técnico, as capacidades interpretativas e expressivas, o grau de comunicação gestual/facial do candidato com as formações apresentadas no DVD;

c) Os candidatos em Direção Coral serão ainda avaliados através de uma prova prática que consistirá num ensaio de aproximadamente 15 minutos e uma prova auditiva de deteção de erros.

d) Os candidatos em Direção de Orquestra serão ainda avaliados através de uma prova prática de, aproximadamente, 15 minutos, que consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se os restantes 10 minutos para a execução de uma peça obrigatória. O júri reserva-se o direito de interromper a prova antes do fim dos 15 minutos.

e) Os critérios de avaliação terão em linha de conta a experiência do candidato em direção de orquestra, nomeadamente, nos seguintes aspetos:

- Domínio da técnica de direção.
- Comunicação com orquestra.
- Escuta e capacidade de reação.
- Liderança.
- Conhecimento e compreensão da obra.
- Interpretação

3. Restantes áreas

a) A seleção dos candidatos é feita através de provas práticas, que compreendem a execução de um programa divulgado com uma antecedência de pelo menos 30 dias relativamente à data da realização da prova, de um texto justificativo sobre as obras apresentadas (quando aplicável), e de uma entrevista.

b) Nas provas práticas são avaliados: o rigor da execução; o domínio técnico; as capacidades interpretativas e expressivas; o grau de investimento do candidato na preparação programa apresentado.

4. Júris

Em cada Área de Especialização a avaliação dos portfólios e das provas práticas é realizada por um júri nomeado pela Comissão Científica do Mestrado em Música e composto por três docentes, dos quais pelo menos um é da área de especialização/instrumento respetivo.

5. Colocação dos candidatos

A colocação dos candidatos depende das disponibilidades do serviço docente e terá em conta a necessidade de assegurar o funcionamento equilibrado das diversas áreas de especialização/instrumentos. Em conformidade com o acima exposto, no caso de candidatos colocados não se matricularem no prazo fixado ou declararem desistir, poderá a ESML admitir o(s) candidato(s) seguinte(s) na seriação da respetiva área de especialização/instrumento.

6. Recurso

Dos resultados do concurso não são admitidos recursos ou reclamações, exceto se fundamentados em vício de forma.


PRAZOS E DATAS

Prazo de candidatura: 11 a 29 de março de 2019
Publicação do Programa das Provas Práticas: 22 de março de 2019
Realização das provas práticas: 22 a 26 de abril de 2019
Divulgação da lista provisória de seriação: 10 de maio de 2019
Prazo de reclamações: 13 a 16 de maio de 2019
Divulgação da lista definitiva: 21 de maio de 2019
Matrículas: de 16 a 20 de setembro de 2019


 

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