O CESEM.Polo do IPL - ESML está sediado na Escola Superior de Música de Lisboa, e dedica as suas actividades de investigação, nomeadamente, a questões relacionadas com a prática artística musical — interpretação, composição e improvisação – e o seu ensino, e outras a si associadas.

O CESEM.Polo do IPL - ESML desenvolve projectos nas áreas definidas nas suas linhas de investigação, acolhendo e integrando nas suas equipas estudantes da ESML ou de outras instituições de ensino ou de investigação com as quais existam protocolos de cooperação.

O CESEM.Polo do IPL - ESML tem como principais objectivos:

Desenvolver actividades de investigação nas áreas da teoria, da aprendizagem, da interpretação e da criação musical;
Divulgar o conhecimento científico e artístico através de publicações em quaisquer suportes, da realização de encontros científicos, colóquios, congressos, concertos, instalações sonoras ou mistas, concertos comentados, etc.;
Estabelecer contactos com entidades exteriores, através da celebração de protocolos, convénios e contratos, para a realização de actividades de investigação, de desenvolvimento e de formação profissional especializada.
Promover a articulação entre ensino, investigação, e prática musical de modo a fomentar a actualização e a renovação desta área do conhecimento.


CESEM

As áreas de estudo nucleares no CESEM incluem a história e o património cultural, repertórios e suas fontes, modelos sócio‐comunicativos e recepção, processos cognitivos e psico‐acústicos e tecnologias musicais aplicadas.

O CESEM tem obtido reconhecimento internacional em todas estas áreas por causa da superior qualidade e do carácter inovador dos resultados publicados.

O CESEM adopta uma abordagem interdisciplinar e estrutura‐se, desde 2009, em cinco grupos de investigação:

1) Estudos de Música Antiga, 2) Música no Período Moderno, 3) Música Contemporânea, 4) Teoria Crítica e Comunicação e 5) Educação e Desenvolvimento Humano.

O CESEM participa em projectos conjuntos nacionais e internacionais. Tem parcerias, protocolos e acordos com centros de investigação e universidades de todo o mundo, com bibliotecas e arquivos, teatros, municípios e outros agentes culturais. E tem um papel activo, ou mesmo central ou de liderança, em redes científicas e organizações internacionais como, por exemplo, o Cantus Index, a RIMAI‐Rede de Investigação em Música Antiga Ibérica, o Caravelas‐Grupo de Estudos de Música Luso‐Brasileira, a Rede Ibero‐Americana de Sociologia da Música, a Rede de Teoria Crítica e a Sociedade Internacional de Musicologia.

Embora baseado na FCSH‐Universidade Nova de Lisboa, o CESEM integra equipas sediadas na Universidade de Évora e nos Institutos Politécnicos de Lisboa e do Porto e investigadores de outras instituições.

O CESEM acolhe estudantes de pós‐graduação, doutorandos e pós‐doutorandos e integra actualmente dois investigadores através do programa “Investigador FCT”.

 

Site do Pólo CESEM-ESML


 

LOGO CESEM EPS      FCT logo

Investigação

cesem polo2

Actividades e Notícias