Por sugestão dos docentes Vasco Pearce de Azevedo e José Massarrão foi apresentado à Direcção da Escola Superior de Música de Lisboa em 2004, um projecto de criação de uma Orquestra de Sopros que permitisse uma maior oferta aos estudantes da referida escola e proporcionasse ainda uma prática musical essencial aos instrumentos de sopro e percussão.

A 19 de Novembro de 2004 é apresentada a recém criada orquestra de Sopros da ESML sob a direcção do autor do supracitado  projecto, o maestro Alberto  Roque.
Desde então a orquestra tem desenvolvido uma actividade que se enquadra nos objectivos académicos para a qual foi criada, nomeadamente na prática de um repertório específico de compositores de referência para estas formações, abordando diversas época e estilos musicais com vista a uma abrangente formação académica dos estudantes da ESML.
Para além dos seus objectivos pedagógicos a Orquestra de Sopros tem desenvolvido projectos que providenciem aos estudantes o contacto com o panorama musical nacional e internacional, quer através da realização de concertos, como também através de convite a maestros de referência nesta área musical. Nesse sentido a orquestra já se apresentou em diversas salas nacionais e realizou em 2009 a sua primeira digressão internacional, tendo-se apresentado em Estugarda e Mannheim.
Tem sido também um dos principais objectivos da orquestra, a criação de novas obras de compositores portugueses e a estreia em Portugal de compositores estrangeiros cujo mérito é amplamente reconhecido. A orquestra foi responsável por várias primeiras audições em Portugal de obras de compositores como Karel Husa, Percy Grainger, András Sebestyén , Edson Beltrami, Eva Lopzsic, Luis Nani, Jesús Santandreu, entre muitos outros.