Avisos Académicos

CONCURSO DE ACESSO AO MESTRADO EM MÚSICA

(Acreditado pela A3ES 11-05-2023 PERA/2223/0404757

Registo DGES: R/A-Ef 513/2011

(Edição do biénio 2023/2024 e 2024/2025)

2.ª fase

COMISSÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MESTRADO

Coordenador: Professora Doutora Teresa Rombo

Restantes membros: Professor Doutor Tiago Neto, Professor Doutor Ricardo Pinheiro e Professor Doutor Miguel Henriques

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Composição – 2 vagas

Direção de Orquestra – 1 vaga

Instrumento

- Clarinete – 1 vaga

- Órgão – 1 vaga

- Oboé – 1 vaga

- Percussão – 1 vaga

- Saxofone – 1 vaga

- Viola de Arco – 2 vagas

- Violoncelo – 1 vaga

Música Antiga – 5 vagas

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA AO ACESSO

Podem candidatar-se ao acesso ao Mestrado em Música:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do Mestrado em Música;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.
  5. Estudantes que concluam um dos graus superiores referidos em a), b) ou c) até ao ato de matrícula.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) do n.º 1 tem efeito apenas para o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO

1. Área de Composição

a) A seleção dos candidatos é feita através da apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas, de um texto justificativo das obras apresentadas, de uma entrevista e da apreciação do Curriculum Vitae do candidato

b) No portfólio são avaliados: o grau de profissionalismo da escrita e acabamento geral das partituras; a quantidade de obras, tendo ainda em conta a diversidade de géneros, as formações instrumentais e os media utilizados; o grau de reflexão estética e técnica presente na produção musical; o grau de envolvimento com o meio musical, sempre que forem disponibilizadas as gravações referidas na alínea a) do n.º 1 do presente artigo.

2. Área de Direção Coral/Orquestral

a) A seleção dos candidatos é feita através da apresentação de um portfólio, de um texto justificativo da escolha das obras e formações apresentadas, de uma entrevista e da apreciação do Curriculum Vitae do candidato. Do portfólio constará a experiência relevante na área da direção e gravações vídeo com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: orquestra (sinfónica, cordas, sopros), coro/ensemble vocal (a cappella), coro/ensemble vocal e orquestra, coro/ensemble vocal e ensemble instrumental;

b) No portfólio são avaliados: a experiência do candidato na área da direção; o rigor da execução; o domínio técnico, as capacidades interpretativas e expressivas, o grau de comunicação gestual/facial do candidato com as formações apresentadas nas gravações vídeo;

c) Os candidatos em Direção Coral serão ainda avaliados através de uma prova prática que consistirá num ensaio de aproximadamente 15 minutos e uma prova auditiva de deteção de erros.

d) Os candidatos em Direção de Orquestra serão ainda avaliados através de uma prova prática de, aproximadamente, 15 minutos, que consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se os restantes 10 minutos para a execução de uma peça obrigatória. O júri reserva-se o direito de interromper a prova antes do fim dos 15 minutos.

e) Os critérios de avaliação terão em linha de conta a experiência do candidato em direção de orquestra, nomeadamente, nos seguintes aspetos:

- Domínio da técnica de direção.

- Comunicação com orquestra.

- Escuta e capacidade de reação.

- Liderança.

- Conhecimento e compreensão da obra.

- Interpretação.

3. Restantes áreas

a) A seleção dos candidatos é feita através de provas práticas, que compreendem a execução de um programa à escolha do candidato, que inclua obras contrastantes, com a duração aproximada de 20 minutos e de um texto justificativo sobre as obras apresentadas (quando aplicável), de uma entrevista e da apreciação do Curriculum Vitae do candidato.

b) Nas provas práticas são avaliados: o rigor da execução; o domínio técnico; as capacidades interpretativas e expressivas.

4. Júris

Em cada Área de Especialização a avaliação dos portfólios e das provas práticas é realizada por um júri nomeado pela Comissão Científica do Mestrado em Música e composto por três docentes, dos quais pelo menos um é da área de especialização/ instrumento respetivo.

5. Colocação dos candidatos

A colocação dos candidatos depende das disponibilidades do serviço docente e terá em conta a necessidade de assegurar o funcionamento equilibrado das diversas áreas de especialização/instrumentos. Em conformidade com o acima exposto, no caso de candidatos colocados não se matricularem no prazo fixado ou declararem desistir, poderá a ESML admitir o(s) candidato(s) seguinte(s) na seriação da respetiva área de especialização/instrumento.

6. Recurso

Dos resultados do concurso não são admitidos recursos ou reclamações, exceto se fundamentados em vício de forma.

PRAZOS E DATAS

Prazo de Candidatura: 22 a 26 setembro

Realização das Provas Práticas: 28 e 29 setembro

Divulgação da Lista Candidatos admitidos: 3 de outubro

Prazo de Reclamações: até 6 de outubro

Prazo de Notificação das Decisões: até 9 de outubro

Matrículas: 12 de outubro

Taxa de candidatura (paga no ato de candidatura, não reembolsável) – 53 €

Atribuição de Bolas da Escola Superior de Música de Lisboa no âmbito do Projeto Next Level Hiher Education For All @Politécnico de Lisboa - Impulso Jovem e Impulso Adulto

IMPULSO ADULTO - 2022/2023

Informam-se todos os alunos que se encontra a decorrer a atribuição de Bolsas de apoio à empregabilidade, no âmbito do Projeto Next Level Higher Education for All @ Politécnico de Lisboa – Impulso Adulto, na Escola Superior de Música de Lisboa referente ao ano letivo 2022/2023, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 e de acordo com o regulamento de bolsas da ESML.

Serão atribuídas bolsas de incentivo a estudantes inscritos nos cursos de Pós-Graduação na ESML, a Pós-graduação em Produção Audiovisual na área da Música e a Pós-graduação em Composição Musical Aplicada, cursos abrangidos pelo Contrato-Programa de Financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de acordo com o regulamento de bolsas da ESML, do projeto Next Level Higher Education for All @ Politécnico de Lisboa – Impulso Adulto.

Assim, estão abertas as candidaturas a Bolsas de Apoio à Empregabilidade, com o valor de 450 euros, correspondente a 75% do valor de propina das Pós-graduações.

Bolsas a atribuir: 10.

Elegibilidade:

- Participação em pelo menos uma produção da ESML, em simulação de um trabalho profissional com uma função específica atribuída pelos orientadores da produção na área das Pós-graduações;

- Conclusão na totalidade da respetiva Pós-graduação, até à Época de Recurso.

Candidaturas:

As candidaturas deverão ser apresentadas através de um email dirigido aos serviços académicos da ESML (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), acompanhada de um CV e de uma carta de motivação.

Prazo de Candidatura: 31 de julho 2023.

Critérios de Seriação:

- Adequação da formação às funções exercidas no contexto profissional;

- Relação dos interesses pessoais e profissionais com a especificidade do curso;

- Resultados académicos.

Publicação de resultados: até 15 de setembro de 2023.

Publicação em DR do Regulamento: Despacho n.º 6429/2023

IMPULSO JOVEM - 2022/2023

Informam-se todos os alunos que se encontra a decorrer a atribuição de Bolsas de Mérito, no âmbito do Projeto Next Level Higher Education for All @ Politécnico de Lisboa – Impulso Jovem, na Escola Superior de Música de Lisboa referente ao ano letivo 2022/2023, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 e de acordo com o regulamento de bolsas da ESML, no âmbito do projeto da ESML.

Serão atribuídas bolsas de incentivo a estudantes inscritos em cursos de formação conferentes de grau abrangidos pelo Contrato-Programa de Financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021 -2026 nos Programas “Impulso Jovens STEAM” em que se incluem todas as licenciaturas ministradas na ESML, contempladas em área STEAM.

Assim, estão abertas as candidaturas a Bolsa de Mérito, com o valor de 500 euros, correspondente a 75% do valor da propina.

Bolsas a atribuir: 16.

Elegibilidade:

- Frequência de uma Licenciatura ministrada na ESML no ano letivo 2022-2023;

- Candidatos com aproveitamento a todas as UCs que se encontram inscritos no presente ano letivo, com média superior a 17 valores nos melhores 40 ECTS das respetivas UCs a que se encontram inscritos, concluídas até à Época de Recurso.

- Participação em pelo menos uma produção artística da ESML nas áreas da Composição ou da Produção Audiovisual, como compositor, instrumentista, cantor, técnico audiovisual, produtor técnico-artístico musical ou produtor técnico-artístico audiovisual, de acordo com os orientadores de cada área de especialidade e respetivas coordenações.

Candidaturas:

As candidaturas deverão ser apresentadas através de um email dirigido aos serviços académicos da ESML (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), referindo a produção da ESML na área do Audiovisual ou da Composição em que participaram.

Prazo de Candidatura: 31 de julho 2023.

Critérios de Seriação:

- Classificações mais elevadas nos melhores 40 ECTS das respetivas UCs a que os candidatos se encontram inscritos.

Publicação de resultados: até 15 de setembro de 2023.

Publicação em DR do Regulamento: Despacho n.º 6136/2023

19 Setembro

Clarinete Profs. Clarinete Sala 1.76 14h30

Fagote Prof. Ricardo Ramos Sala 1.128 15h00

Flauta Transversal Prof. Nuno Ivo Cruz Sala 1.132 10h00 às 13h00

Música Antiga Prof. Música Antiga Sala 0.69 15h00 às 16h30

Música de Câmara Profs. M. Câmara Sala 0.81 14h00 às 18h00

Oboé Prof. Ricardo Lopes Sala 1.136 14h30 às 17h00

Saxofone Prof. Saxofone Sala 1.134 10h00

20 Setembro

Flauta Transversal Prof. Nuno Ivo Cruz Sala 1.132 10h00 às 13h00

Composição Profs. Composição Sala 0.60 14h30

Piano + Tec. Avançada Leitura Prof.ª Inês Andrade Sala 0.75 10h00 às 12h00

Viola Profs. Viola Sala 1.76 16.30h

Violino Profs. Violino Sala 0.84 17h00

Violoncelo Prof. Varoujan Bartikian Sala 1.130 15h00

21 Setembro

Tuba Prof. Adélio Carneiro Sala 1.43 15h30

Acompanhamento Piano Prof. Ivan Kuznyetsov Sala 1.136 11h00 às 13h00

Guitarra Profs. Guitarra Sala 1.132 12h00

Música de Câmara Profs. M. Câmara Sala 1.76 14h00 às 16h00

Trompete Prof. David Burt Sala 0.84 12h00 às 15h00

Trompas Profs. Trompa Sala 0.81 14h30

22 Setembro

Classe de Canto Profs. Canto P. Auditório 11h00 às 13h00

Contrabaixo Profs. Contrabaixo Sala 1.136 14h00

Violino Prof.ª Ana Manzanilla Sala 0.74 10h00 às 14h00

Os estudantes da ESML que, a par da sua frequência num dos cursos lecionados, desenvolvam atividade profissional poderão requerer à Direção da ESML, através de Requerimento de Estatuto de Trabalhador Estudante.

O requerimento e toda a documentação é enviada para o email dos - Servicos Academicos ESML Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 03 de Novembro de 2023.

Casos excecionais em que o estudante inicia a sua atividade profissional após esta data, serão avaliados caso a caso.

Já se encontram publicadas informações relativas a calendários e procedimentos para todos os estudantes da ESMLque estiveram inscritos no passado ano lectivo 2022/2023 e que pretendam efectuar a Renovação da Inscrição.

Encontram-se abertas as candidaturas para Bolsas de Estudo e Alojamento dos Serviços de Acção Social do IPL para o ano lectivo 20232024, entre 25 de Junho e 30 de Setembro. As candidaturas devem ser efectuadas em https://www.dges.gov.pt/wwwBeOn/.