Doutoramento em Artes Musicais (Acreditado por 6 anos - 07-11-2012 A3ES NCE/11/00881) DGES registo: R/A-Cr 216/2012

Candidaturas

O Doutoramento em Artes Musicais é um programa que resulta da colaboração entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Escola Superior de Música de Lisboa (IPL). Reúne especialistas nas áres da performance, da encenação e dramaturgia musical e das ciências musicais, e destina-se a estudantes qualificados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e aptidões, e obter o grau de Doutor pela Universidade Nova de Lisboa.

O programa tem a duração de três anos (com 180 ECTS), e desenvolve-se num contexto académico caracterizado por fornecer aos alunos instrumentos contemporâneos de carácter teórico, matodológico e analítico capazes de os fazer envolver em projetos de investigação do domínio geral dos estudos artísticos. Procura também estabelecer e disponibilizar aos estudantes o acesso a um corpo de conhecimento crítico e a metodologias na arte compatíveis com um elevado grau de intercionalização e de relevância no mundo contemporâneo.

O estudo da performance e da encenação e dramaturgia musical, acompanhado por unidades curriculares do domínio das Ciências Musicais, constitui uma oportunidade para uma compreensão aprofundada dos fenómenos musicais. Possibilita uma formação musical prática ao nível do 3o ciclo, acompanhada por estudos de alto nível em áreas que se relacionam com a interpretação: os estudos de interpretação, a história da música, a análise musical, os estudos de edições, de estilos musicais, de sociologia ou etnomusicologia.

Apresentação

(Acreditado A3ES 22-08-2012 NCE/11/01806)

Registo DGES: R/A-Cr 184/2012

Candidaturas

A Universidade de Lisboa, em colaboração com o Instituto Politécnico de Lisboa, criou o Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem em Movimento) que se dirige, particularmente, aos mestres nas áreas dos Estudos Artísticos, Humanidades e Ciências Sociais, mas também àqueles que têm currículos relevantes nestas áreas ou áreas afins e para os quais o regulamente prevê um sistema de creditação. A natureza específica das várias escolas que neste doutoramento colaboram, aliada à organização curricular que combina seminários obrigatórios e opcionais, concilia a vertente teórica e a prática artística, mantendo esta dupla valência ao longo do plano de estudos. A comprová-lo está o facto do trabalho final de doutoramento consistir ou numa dissertação teórica e especulativa, ou num trabalho teórico-prático (incluindo uma obra/criação artística). O espírito deste novo Doutoramento é justamente o de permitir que a reflexão teórica sobre a arte e o fazer arte se possam integrar harmoniosamente numa mesma investigação.

Plano do Curso

1º Semestre

- Teorias da Arte (obrigatória)

- Obrigatório escolher um dos seguintes seminários (conforme a preferência pela área de teatro, ou cinema, ou música, ou dança):

  • a) Voz
  • b) Movimento
  • c) Teoria
  • d) Imagem
  • e) Interpretação (teatro ou música)
  • f) Composição musical
- Cadeira Opcional na área de Estudos Avançados em Artes ou Estudos Avançados em Artes, Literaturas e Culturas.
 
2º Semestre

- Obrigatório escolher um dos seguintes seminários (conforme a preferência pela área de teatro, ou cinema, ou música, ou dança):

  • a) Tópicos em Estudos de Teatro
  • b) Tópicos em Estudos Fílmicos
  • c) Tópicos em Estudos de Música
  • d) Tópicos em Estudos de Dança
- Obrigatório escolher um dos seguintes seminários (conforme a preferência pela área de teatro, ou cinema, ou música, ou dança):
  • a) Arte e Tecnologia
  • b) Arte e Espaço
  • c) Arte e Produção
- Cadeira Opcional na área de Estudos Avançados em Artes ou Estudos Avançados em Artes, Literaturas e Culturas.
 
3º e 4º Semestres

- Seminário de Orientação I e II

5º e 6º Semestres

- Dissertação

 

Candidaturas e Inscrições

As candidaturas estão abertas entre 19 de Junho a 13 de Setembro. Os candidatos deverão fazer a sua inscrição na Secretaria da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ver o regulamento, na parte referente às inscrições)

As aulas do 1º semestre terão início a partir do final de Setembro conforme as escolas onde são leccionadas (posteriormente serão fornecidas as indicações concretas)

Documentos necessários para realizar a Candidatura:

Deverá preencher o impresso de candidatura (o aluno deverá clicar no link e ter acesso ao impresso) e anexar os documentos que passamos a enumerar:

  • Certificado de Conclusão de Mestrado;
  • Curriculum Vitae actualizado, incluindo trabalhos publicados ou devidamente documentados;
  • Domínio a investigar, com indicação dos objectivos gerais a alcançar;
  • Documento de identificação.

Entrega da Candidatura

Poderá realizar a sua candidatura:

  • Presencialmente nos Serviços Académicos
  • Por correio postal através do endereço: Serviços Académicos – Estudos Pós Graduados Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade
  • Correio electrónico para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ramos e Variantes