Análise Musical B 2

Análise Musical B 2
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Composição, Direcção Coral e Formação Musical, Direcção de Orquestra de Sopros
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Carlos Caires
Carga horária do docente responsável na UC:
30
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Sérgio Azevedo 30h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Reflexão sobre questões de notação musical. Alargar e aprofundar os conhecimentos sobre o repertório mais recente. Adquirir uma visão crítica e reflexiva nos planos técnico, estético e forma. Relacionar os materiais em análise com outras obras e, ainda, com outras formas de criação/interpretação artística.

Conteúdos Programáticos:

O programa incide sobre o estudo de pelo menos duas obras de grande envergadura.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987. LESTER, Joel: Analytic Approaches to TwentiethCentury Music. W.W.Norton & Co., NY, 1989. STONE, Kurt: Music Notation in the Twentieth Century A Practical Guidebook; NY/Londres: W.W.W. Norton & Co., 1980.DELIÈGE, C.; Deliège, I. Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l'IRCAM ; contribution historiographique à une musicologie critique. Liège: Mardaga, 2003.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)