Análise Musical B 1

Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Composição, Direcção Coral e Formação Musical, Direcção de Orquestra de Sopros
Tempo de Contacto/horas (semestral)
Area científica:
MUS
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Carlos Caires
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Sérgio Azevedo 30h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir uma visão das transversalidades entre vários tipos de expressão artística (música e texto, electrónica, imagem, teatro, instalação sonora etc.). Alargar e aprofundar os conhecimentos sobre o repertório mais recente. Adquirir uma visão crítica e reflexiva nos planos técnico, estético e formal. Relacionar os materiais em análise com outras obras e, ainda, com outras formas de criação/interpretação artística.

Conteúdos Programáticos:

O programa incide sobre o estudo de duas obras de grande envergadura. O estudante deverá ainda realizar um trabalho individual sobre um tema à sua escolha, e escrever um artigo para apresentar no fim do semestre. Este trabalho deverá ser objecto de uma breve exposição oral realizada na aula.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987. LESTER, Joel: Analytic Approaches to TwentiethCentury Music. W.W.Norton & Co., NY, 1989. RUWET, N. Langage, musique, poésie.Paris: Éditions du Seuil, 1972. DELIÈGE, C.; Deliège, I. Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l'IRCAM ; contribution historiographique à une musicologie critique.Liège: Mardaga, 2003

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)