Análise Musical B 1 |
---|
Análise Musical B 1
|
Adquirir uma visão das transversalidades entre vários tipos de expressão artística (música e texto, electrónica, imagem, teatro, instalação sonora etc.). Alargar e aprofundar os conhecimentos sobre o repertório mais recente. Adquirir uma visão crítica e reflexiva nos planos técnico, estético e formal. Relacionar os materiais em análise com outras obras e, ainda, com outras formas de criação/interpretação artística.
O programa incide sobre o estudo de duas obras de grande envergadura. O estudante deverá ainda realizar um trabalho individual sobre um tema à sua escolha, e escrever um artigo para apresentar no fim do semestre. Este trabalho deverá ser objecto de uma breve exposição oral realizada na aula.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987. LESTER, Joel: Analytic Approaches to TwentiethCentury Music. W.W.Norton & Co., NY, 1989. RUWET, N. Langage, musique, poésie.Paris: Éditions du Seuil, 1972. DELIÈGE, C.; Deliège, I. Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l'IRCAM ; contribution historiographique à une musicologie critique.Liège: Mardaga, 2003
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)