Análise Musical B 3

Análise Musical B 3
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Composição, Direcção Coral e Formação Musical, Direcção de Orquestra de Sopros
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30
Area científica:
MUS
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Carlos Caires
Carga horária do docente responsável na UC:
0
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Carlos Marecos 30h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver as capacidades de análise de obras completas ou de andamentos completos. Adquirir uma visão crítica e reflexiva nos planos técnico, estético e formal. Relacionar os materiais em análise com outras obras e, ainda, com outras formas de criação/interpretação artística.

Conteúdos Programáticos:

Análise aprofundada das partituras de duas obras completas (ou andamentos completos, dependendo da dimensão da obra e do objecto em análise), com reconhecida importância e dimensão no contexto da História da Música Ocidental. O programa incide sobre o estudo de duas obras com linguagens distintas, uma obra tonal (séc. XVII-XIX) e outra obra contemporânea (séc. XX/XXI).

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987. LESTER, Joel: Analytic Approaches to TwentiethCentury Music. W.W.Norton & Co., NY, 1989. SCHÖNBERG, Arnold: Style and Idea, selected writings of Arnold Schoenberg, Edited by Leonard Stein, Univ. of Califórnia Press, Berkeley, 1984.OLIVEIRA, João Pedro: Teoria Analítica da Música do Século XX, F. C. Gulbenkian, Serviço de Música, Lisboa, 1998

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)