Análise Rítmica 2

Análise Rítmica 2
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Jazz
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Nelson Cascais
Carga horária do docente responsável na UC:
30
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer, analisar e compreender a linguagem rítmica de diversas culturas do globo. Identificar e desenvolver a capacidade de frasear ritmicamente em qualquer tipo de compassos compostos.

Conteúdos Programáticos:

Observação e análise da linguagem rítmica presente em várias músicas tradicionais de diversos pontos do globo; contextualização socio-cultural. Transcrição. Apresentação na aula de trabalhos de pesquisa e posterior debate.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Real Book, London: Hal Leonard, 2005

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)