Audição Crítica e Selectiva 1

Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30.0
Area científica:
TM
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
PL
Docente responsavel:
Jaime Reis
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir competências de avaliação auditiva e desenvolver o espírito crítico neste domínio; Definir e compreender critérios subjetivos para a caracterização do som e aplicá-los através de vocabulário adequado; Explorar o resultado sonoro de variações de parâmetros objetivos; Desenvolver autonomia para a prática do treino auditivo.

Conteúdos Programáticos:

Ouvido seletivo e critico; O processo de avaliação auditiva no contexto do som reproduzido; Referências e memória auditivas; Avaliação global versus Avaliação focada; Parâmetros de caracterização do som; Introdução à audição; Limites do ouvido humano; Introdução às não linearidades do processo auditivo; Qualidade, dinâmica e espaço; Definição de critérios para a caracterização auditiva; Correspondência entre parâmetros objetivos e subjetivos; Exercícios de audição; Identificação de alterações ao equilíbrio espectral – limitação de banda, filtros; Identificação de alterações de níveis de intensidade; Identificação de diferentes conteúdos espaciais; Caracterização auditiva de registos sonoros; A cadeia do som reproduzido.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação pelo docente, complementada com o seu estudo e abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. Turma. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. Avaliação Contínua: AF= T1x0.5+T2x0.5 AF Avaliação Final; T1 Teste 1; T2 Teste 2. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar-se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar-se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar-se a Exame apenas na Época de Recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

G Henrique Luís L. (2002), Acústica Musical, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Schaeffer, Pierre (19982005), Solfege de l'objet sonore, Nouvelle Edition. Schaeffer, Pierre (1967), Solfejo do Objecto SonoroINAGRM, (Trad. António de Sousa Dias 1996). A br /> EVEREST, F. Alton Critical Listening Skills for Audio Professionals. Canada: Course Technology PTR, 2007. COREY, Jason Audio Production and Critical Listening. China: Focal Press, 2010. MOYLAN, William Understanding and Crafting the Mix: The Art of Recording. EUA: Focal Press, 2007.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)