Áudio Digital 1

Áudio Digital 1
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
37.5
Area científica:
TM
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
6
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Augusto Silva
Carga horária do docente responsável na UC:
37.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Rhythmic Analysis

Conteúdos Programáticos:

História do áudio digital; Bases de numeração; Portas e famílias lógicas; Teorema da amostragem e frequência de Nyquist; Quantificação e ruído de quantificação; CD - formato e características; Conversores A/D e D/A; Conversores sigma-delta, ruído de quantificação e noise shaping; Transmissão de dados de áudio digital; Características e erros dos sistemas digitais: ruído e saturação, linearidade, latência, jitter; Teste de equipamento de áudio digital

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na exposição sistemática e organizada da informação pelo docente, sendo complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C.. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de temas, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e outras provas.

Bibliografia:

Principles of Digital Audio, Ken C. Pohlmann; Art of Digital Audio, John Watkinson

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)