Baixo Contínuo 2 Cravo |
---|
Baixo Contínuo 2 Cravo
|
Conhecimento da estrutura harmónica de obras musicais dos séculos XVII e XVIII. Aquisição de conhecimentos que permitam alcançar a capacidade de acompanhar, de forma estilisticamente correcta, instrumentos e vozes, a partir de um baixo cifrado.
Aprendizagem dos acordes e dos seus encadeamentos. Estudo dos retardos e cadências relacionadas com os referidos acordes. Realização de exercícios e peças de baixo cifrado. Estudo da regra da oitava.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a leitura seleccionada no instrumento de obras com baixo contínuo, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Bourmayan, L. Mêthode pour apprende la pratique de la Basse Continue.Paris: Ed. Du Cornet,1986. Christensen, J. B. 18th Century Continuo Playing (Kassel: Bärenreiter 2002). Grabner, Herman. Generalbaßüungen. Köln: Fr. Kistner & C.F. W.Siegel & Co, 2004
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)