Baixo Contínuo 3 Cravo

Baixo Contínuo 3 Cravo
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Execução
Ramo:
Música Antiga
Tempo de Contacto/horas (semestral)
7.5
Area científica:
MUS
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
4
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Joana Bagulho
Carga horária do docente responsável na UC:
22.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento da estrutura harmónica de obras musicais dos séculos XVII e XVIII. Aquisição de conhecimentos que permitam alcançar a capacidade de acompanhar, de forma estilisticamente correcta, instrumentos e vozes, a partir de um baixo cifrado.

Conteúdos Programáticos:

Realização de exercícios e peças de baixo cifrado. Desenvolvimento da realização nos vários estilos (italiano, francês e alemão). Desenvolvimento da leitura de baixo cifrado á primeira vista. História do baixo contínuo e análise de alguns tratados.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a leitura seleccionada no instrumento de obras com baixo contínuo, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Bourmayan, L. Mêthode pour apprende la pratique de la Basse Continue.Paris: Ed. Du Cornet, 1986. Christensen, J. B. 18th Century Continuo Playing. Kassel: Bärenreiter 2002. Grabner, Herman. Generalbaßüungen. Köln: Fr. Kistner & C.F. W.Siegel & Co, 2004.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)