Canto Gregoriano 4 |
---|
Canto Gregoriano 4
|
Desenvolvimento do gesto rítmico correspondente à interpretação da frase gregoriana. Desenvolvimento da autonomia de análise semiológica e modal no estudo das peças de Canto Gregoriano (C.G.). Desenvolvimento da autonomia da escolha de programas de C.G. no contexto do ano litúrgico.
Introdução à Direcção Gregoriana. Restituição paleográfica de peças de C.G. usando facsimiles de manuscritos medievais. Estudo desenvolvido de peças do Próprio e do Ordinário da liturgia da Missa. Estudo desenvolvido de peças da liturgia das Horas (Ofício).
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada às temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações, trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Graduale Triplex, ed. Solesmes (1979). Graduale Novum, Ed. Con Brio (2011) D. Saulnier: Les Modes Grégoriens (1997), ed. Solesmes (opção em inglês).
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)