Canto Gregoriano 2

Canto Gregoriano 2
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção Coral e Formação Musical
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Armando Possante
Carga horária do docente responsável na UC:
0
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Armando Possante 22,5h, ao abrigo de protocolo com o Instituto Gregoriano
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolvimento dos conhecimentos de notações e composições musicais específicas do C.G. Desenvolvimento da capacidade de interpretação de peças simples de C.G.

Conteúdos Programáticos:

Continuação do estudo da notação quadrada da ed. Vaticana e das notações primitivas de St. Gall e Laon. Continuação do estudo dos Modos Gregorianos: modos arcaicos, bipolares e do octoechos. Conceito de Semiologia Gregoriana. Leitura de peças do Próprio e do Ordinário da liturgia da Missa usando os conceitos adquiridos.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada às temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações, trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Graduale Triplex, ed. Solesmes (1979). Graduale Novum, Ed. Con Brio (2011) D. Saulnier: Les Modes Grégoriens (1997), ed. Solesmes (opção em inglês).

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)