Captação de Som 1

Captação de Som 1
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30
Area científica:
TM
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
4
Tipo (1):
PL
Docente responsavel:
Francisco Santiago
Carga horária do docente responsável na UC:
30
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreeender os vários tipos de transdutores e microfones existentes, focando essencialmente os mais utilizados no mercado de trabalho;

Conteúdos Programáticos:

Transdutores: Funcionamento – transdutores electroacústicos; grandezas associadas: tensão e corrente eléctrica/pressão e velocidade volúmica; diafragma; transdutores de bobine móvel/piezoeléctricos e electroestáticos Diagrama polar – omnidirecional, direcional e figura de oito; microfones wireless. Microfones: Factos históricos; tipo de elemento, caraterísticas entre dinâmicos e condensadores, phantom power; tipos de microfone (Free field - end fire e side fire, PZM, shotgun, parabólicos e multipolar; direcionalidade (microfones de pressão e gradiente de pressão), outras caraterísticas – impedância, sensibilidade, ruído de fundo, nível máximo, relação sinal/ruído, resposta em frequência, gama dinâmica e resposta aos transitórios; Diagrama polar – omnidirecional, direcional e figura de oito; microfones wireless. Prática captação acústica e electro-acústica: Prática de captação áudio em instrumentos solos de funcionamento acústico e eléctrico.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada às temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações, trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

HENRIQUE, L., “Acústica Musical”, Gulbenkian, 1º edição, 2002 – Na biblioteca.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)