Composição 6

Composição 6
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Composição
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
MUS
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
10
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
António Pinho Vargas
Carga horária do docente responsável na UC:
30
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Carlos Caires 1h, Sérgio Azevedo 3h, Luís Tinoco 4h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição das capacidades para a concepção e realização de obras musicais. Aquisição de capacidades analíticas e reflexivas sobre a evolução das linguagens musicais, dos debates estéticos e dos desenvolvimentos técnicos inerentes à composição musical.

Conteúdos Programáticos:

Completo domínio estético do material escolhido. Completo domínio da instrumentação/orquestração, e da notação musical em geral. Completo domínio da notação não tradicional. Completo domínio das formas e géneros mais complexos e das estruturas de duração média ou longa. Capacidade profissional de utilizar os actuais meios electrónicos juntamente com os meios acústicos tradicionais. Capacidade total de reflectir sobre as obras, e sobre o papel do compositor na sociedade de hoje, incluindo a capacidade técnica de responder às mais diversas solicitações profissionais. Apresentação de dois trabalhos distintos: 1. Uma obra de duração e complexidade substanciais*. 2. Portefólio de gravações (ao vivo ou em estúdio) de obras escritas durante todos os semestres do curso. - Ópera, Electrónica/Multimédia, Obra Concertante, Obra Sinfónica, etc.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão enquadrando a realização dos trabalhos ou obras e a abordagem das restantes temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a qualidade da apresentação do exame final, levando em consideração a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

METZER; David, (2011) Musical modernism at the turn of the Twenty First Century, Cambridge University Press. STONE, Kurt, (1980) Music Notation in Twentieth Century, W. W. Norton & Company, New York. TARUSKIN, Richard, (2010) The Oxford History of Western Music, V volumes, Oxford University Press. Les Cahiers de l'iRCAM. Recherche et Musique, ed. Ircam. Collection Compositeurs d’aujourd’hui, ed. Ircam. TwentiethCentury Music (Journal), Cambridge University Press.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)