Composição 4 |
---|
Composição 4
|
Aquisição das capacidades para a concepção e realização de obras musicais. Aquisição de capacidades analíticas e reflexivas sobre a evolução das linguagens musicais, dos debates estéticos e dos desenvolvimentos técnicos inerentes à composição musical.
Amadurecimento do domínio técnico e estético sobre o material escolhido. Domínio da instrumentação/orquestração, e da notação musical em geral. Domínio da notação não tradicional. Domínio de formas complexas e de estruturas musicais de duração média (entre 8’ a 10’). Concienscialização das possibilidades de união entre meios electrónicos e acústicos. Encorajamento do estudante no sentido deste adquirir a capacidade de reflectir sobre o seu trabalho, linguagem, e sobre o papel do compositor na sociedade de hoje. Escrita de duas peças contrastantes: 1. Peça à escolha do estudante. 2. Obra para instrumento solo/voz solo (com ou sem electrónica) ou obra para Ensemble de Percussão.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão enquadrando a realização dos trabalhos ou obras e a abordagem das restantes temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a qualidade da apresentação do exame final, levando em consideração a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
JOHNSON, Robert Sherlaw (1989) Olivier Messiaen, University of California Press. POTTER, Keith (1991) Four Musical Minimalists: La Monte Young, Terry Riley, Steve Reich, Philip Glass, University of California Press.VARGAS, António Pinho (2008) Cinco Conferências sobre a História da Música do Século XX (Culturgest).STONE, Kurt, (1980) Music Notation in Twentieth Century, W. W. Norton & Company, New York.Contemporary Music Review, ed. Taylor & Francis.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)