Composição 5

Composição 5
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Composição
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
10
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
António Pinho Vargas
Carga horária do docente responsável na UC:
0
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Carlos Caires 2h,Luís Tinoco 2h, Carlos Marecos 3h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição das capacidades para a concepção e realização de obras musicais. Aquisição de capacidades analíticas e reflexivas sobre a evolução das linguagens musicais, dos debates estéticos e dos desenvolvimentos técnicos inerentes à composição musical.

Conteúdos Programáticos:

Domínio técnico e estético do material escolhido. Domínio da instrumentação/orquestração, e da notação musical em gagel. Domínio da notação não tradicional. Domínio de formas e géneros complexos e de estruturas musicais de duração média ou longa (a partir de 15’, a título indicativo). Desenvolvimento da capacidade de utilizar meios electrónicos juntamente com meios acústicos tradicionais. Desenvolvimento da capacidade de reflectir sobre as obras e sobre o papel do compositor na sociedade de hoje e das ferramentas técnicas que possibilitam responder a diversas exigências profissionais no mundo de hoje (cinema, TV, música pedagógica, etc.). Aperfeiçoamento da formação adquirida, de modo a criar um grau máximo de independência e nível de profissionalismo do estudante. Escrita de uma obra para formação orquestral (Orquestra/Orquestra de Sopros).

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão enquadrando a realização dos trabalhos ou obras e a abordagem das restantes temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de temas, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

METZER; David, (2011) Musical modernism at the turn of the Twenty First Century, Cambridge University Press. STONE, Kurt, (1980) Music Notation in Twentieth Century, W. W. Norton & Company, New York. TARUSKIN, Richard, (2010) The Oxford History of Western Music, V volumes, Oxford University Press. Les Cahiers de l'iRCAM. Recherche et Musique, ed. Ircam. Collection Compositeurs d’aujourd’hui, ed. Ircam. TwentiethCentury Music (Journal), Cambridge University Press.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)