Composição 2 |
---|
Composição 2
|
Aquisição das capacidades para a concepção e realização de obras musicais. Aquisição de capacidades analíticas e reflexivas sobre a evolução das linguagens musicais, dos debates estéticos e dos desenvolvimentos técnicos inerentes à composição musical.
Libertação das faculdades criativas do estudante, encorajada pela audição e confronto com partituras de obras das mais diversas estéticas, com especial ênfase nos compositores dos séculos XX e XXI Domínio dos problemas de instrumentação e notação musical básicos. Consciencialização das possibilidades da notação não tradicional. Domínio da pequena forma e da escrita para pequenos conjuntos. Escrita de duas peças contrastantes: 1. Peça à escolha do estudante. 2. Obra Coral ou Canção (voz e instrumento harmónico ou voz e conjunto de câmara entre 2 e 5 instrumentos).
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão enquadrando a realização dos trabalhos ou obras e a abordagem das restantes temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a qualidade da apresentação do exame final, levando em consideração a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
AZEVEDO, Sérgio (1999) A Invenção dos Sons (Caminho).GRIFFITHS, Paul (1995) Modern music and after: Directions since 1945 (Oxford University Press). TARUSKIN, Richard, (2010) The Oxford History of Western Music, V volumes, Oxford University Press. STONE, Kurt, (1980) Music Notation in Twentieth Century, W. W. Norton & Company, New York.VARGAS, António Pinho (2002) Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas (Afrontamento).
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)