Composição 1

Composição 1
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Composição
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
8
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
António Pinho Vargas
Carga horária do docente responsável na UC:
0
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Carlos Marecos 1h, Sérgio Azevedo 1h, João Madureira 7h, José Luís Marques Ferreira 1h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição das capacidades para a concepção e realização de obras musicais. Aquisição de capacidades analíticas e reflexivas sobre a evolução das linguagens musicais, dos debates estéticos e dos desenvolvimentos técnicos inerentes à composição musical.

Conteúdos Programáticos:

Libertação das faculdades criativas do estudante, encorajada pela audição e confronto com partituras de obras das mais diversas estéticas, com especial ênfase nos compositores dos séculos XX e XXI. Consciencialização dos problemas de instrumentação e notação musical básicos. Introdução às possibilidades da notação não tradicional. Escrita de uma ou mais peças à escolha do estudante.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão enquadrando a realização dos trabalhos ou obras e a abordagem das restantes temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de temas, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

AZEVEDO, Sérgio (1999) A Invenção dos Sons (Caminho).GRIFFITHS, Paul (1995) Modern music and after: Directions since 1945 (Oxford University Press). TARUSKIN, Richard, (2010) The Oxford History of Western Music, V volumes, Oxford University Press. STONE, Kurt, (1980) Music Notation in Twentieth Century, W. W. Norton & Company, New York.VARGAS, António Pinho (2002) Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas (Afrontamento).

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)