Conjuntos Vocais e Instrumentais A 2

Conjuntos Vocais e Instrumentais A 2
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção Coral e Formação Musical
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30
Area científica:
MUS
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
P
Docente responsavel:
Clara Alcobia Coelho
Carga horária do docente responsável na UC:
22.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Leccionada em conjunto com CVI 2,3,4
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Fomentar a preparação vocal cuidada, afinação e fusão. Desenvolver a leitura cantada. Desenvolver a P de tocar e cantar em conjunto. Aperfeiçoar a acuidade auditiva tendo em vista a eficaz correcção de possíveis erros de leitura, afinação, dicção em todas as vozes. Estimular a comunicação com o público e boa postura em palco. Consciencializar critérios interpretativos e estéticos no repertório estudado.

Conteúdos Programáticos:

Montagem e preparação de peças de repertório coral, vocal e de piano (acompanhamento e piano a 4 mãos) de épocas e estilos variados. P de leitura cantada em várias línguas como latim, português, castelhano, francês, inglês, alemão, italiano, etc. .

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada no trabalho de ensaios, sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo ensaios e apresentações em audição, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Dobbins, F. (ed.) (1987) The Oxford Book of French Chansons. Oxford Editions. Bartlett, C. (ed.) (2001) Madrigals and Partsongs. Oxford Editions. Debussy, C. (s.d.) Works for Piano four hands and two pianos.N. York: Dover

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)