Coro 5

Coro 5
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Execução, Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Todos os Ramos de Execução, Composição, Direcção e Formação Musical
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30
Area científica:
MUS
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
P
Docente responsavel:
Paulo Lourenço
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Leccionada em conjunto com Coro 1,2,3,4,6
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

P da música vocal de conjunto: música coral a 3 ou mais partes (vozes) diferentes. Aperfeiçoamento das capacidades vocais: respiração, qualidade de emissão vocal, afinação. Trabalho aprofundado de repertório de dificuldade acrescida (em particular do Século XX e período contemporâneo) e com texturas até às 8 partes (vozes) diferentes.

Conteúdos Programáticos:

Trabalho com vários tipos diferentes de direcção, nomeadamente em colaboração com os estudantes do ramo de Direcção Coral e Formação Musical.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada no trabalho de ensaios, sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo ensaios e apresentações em audição, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Repertório coral escolhido pelo professor de acordo com o nível técnico e artístico de cada do grupo de estudantes. A título de exemplo: 1) Un soir de neige Francis Poulenc.2) The evening primrose Benjamin Britten. 3) Abenlied Josef Rheinberger. 4) Missa 'O magnum mysterium' Tomas Luís de Victoria. 5) Letztes Glück Johannes Brahms.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)