Didática da Música 2

Didática da Música 2
Curso:
Mestrado em Ensino da Música
Variante:
Ramo:
Todos
Tempo de Contacto/horas (semestral)
30
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
9
Tipo (1):
T
Docente responsavel:
Francisco Cardoso
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e compreender os princípios gerais da Didática e da Metodologia e na sua relação com o Ensino Especializado da Música; Conhecer um conjunto de modelos, metodologias, estratégias pedagógicas e técnicas básicas de ensino, relacionando-as com os processos de aprendizagem que estão envolvidos na aquisição das competências ligadas à música e à performance musical. Conhecer diferentes modelos de ensino e reflectir sobre a sua aplicabilidade nas diferentes escolas do ensino especializado da música; Conhecer os aspetos práticos transversais às diversas áreas, relacionados com o ensino especializado de música; Conhecer os processos de aprendizagem que estão envolvidos na aquisição das competências ligadas à música e à performance musical._x000B_

Conteúdos Programáticos:

O campo da Didática; O campo da Metodologia; Modelos de ensino; Teorias da aprendizagem; Aprendizagem musical em aula Individual, em pequenos grupos e em turma; Sistemas de Avaliação; Planificação, Programação e Desenvolvimento Curricular; Gestão de Grupos; Trabalho em Casa; Competências Auditivas; Competências de Leitura; Competências Motoras; Competências Expressivas; Competências Performativas.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Os conteúdos programáticos apresentados, quer pela sua especificidade, quer pela sua abrangência, visam orientar os alunos tanto a nível teórico como prático para o ensino de música. Permitem estabelecer uma base comum de princípios e orientações que definirão o trabalho específico que será depois desenvolvido ao nível da Didática Específica, nomeadamente, o desenvolvimento das competências necessárias para realizarem uma prática de ensino eficaz nos vários níveis de aprendizagem.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, incluindo a simulação de aulas e a análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A metodologia de ensino expositiva é a que melhor se adequa ao desenvolvimento de competências de debate e reflexão. A metodologia prática é fundamental para colocar os futuros professores perante problemas reais de aprendizagem. A procura de soluções didáticas para cada um dos problemas é fundamental no processo de análise, avaliação e tomada de decisão que é central à atividade docente.

Bibliografia:

Arends, Richard (2008). Aprender a Ensinar, Lisboa: Mc Graw-Hill Cardoso, F. (2017). “Towards a New Model for Effective Musical Teaching”. In Lopes, E. (Ed.), Research Themes for the Learning of Musical Instruments (pp. 78–103). Goiânia: Editora Kelps. Colwell, R., Richardson, C. P., & Music Educators National Conference (U.S.) (Eds.). (2002). The new handbook of research on music teaching and learning: a project of the Music Educators National Conference. Oxford; New York: Oxford University Press. Dowling, W. J., & Harwood, D. L. (1986). Music Cognition. San Diego: Academic Press. Duke, R. A. (2009). Intelligent Music Teaching. Austin: Learning and Behavior Resources. Green, B., & Gallwey, W. T. (1986). The inner game of music (1st ed). Garden City, N.Y: Anchor Press/Doubleday. Hallam, S. (2006). Music Psychology in Education. London: Institute of Education - University of London. Harris, P & Crozier (2000) The music teacher's companion: a practical guide. Londres: ABRSM.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)