Educação Auditiva 2

Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
MUS
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Sandra Barroso
Carga horária do docente responsável na UC:
22.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos teóricos relacionados com os elementos básicos da notação musical. Identificar auditivamente elementos presentes na obra musical (rítmicos melódicos, harmónicos, formais); Realizar leitura de trechos melódicos e rítmicos de acordo com o grau de dificuldade estabelecida.

Conteúdos Programáticos:

Reprodução, identificação auditiva e leitura de células rítmicas simples em divisão binária e ternária. Identificar auditivamente o movimento sonoro (altura) no espaço tonal e intratonal. Identificar auditivamente diferentes organizações sonoras modo Maior e menor. Compreender as relações entre tónica e dominante no contexto tonal.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Os conteúdos trabalhados vão ao encontro dos objetivos propostos por visarem a compreensão dos conceitos básicos de teoria musical e as competências necessárias para cantar/executar melodias e ritmos simples e associar a componente visual da música (partitura) à componente sonora.

Método de Ensino e de Avaliação:

Turma A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação pelo docente, complementada com o seu estudo e abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. Desenvolvimento do trabalho técnico e musical, focado na audição, na leitura, na audição interior e na memória musical. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes. Avaliação Contínua: participação nas aulas (40%); testes escrito e oral (60%). Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar-se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar-se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar-se a Exame apenas na Época de Recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

O trabalho técnico e musical desenvolvido permitirá a aquisição e/ou o desenvolvimento das competências definidas para a UC, o que por sua vez proporcionará uma melhor compreensão do texto musical. É dada ênfase à componente prática em relação direta com a teoria, no sentido de permitir o desenvolvimento das competências dos estudantes, ao nível do reconhecimento sensorial auditivo, de leitura e de compreensão do texto musical, de acordo com os objetivos da UC. A prática musical, individual e coletiva, assim como a audição orientada facilitará a aquisição e/ou o desenvolvimento das competências definidas para a UC.

Bibliografia:

Kühn, C. (1989). La Formación Musical del Oído, Madrid: Editorial Labor. Labrousse, M. (1994). Cours de formation musicale, Paris: Henry Lemoine. Holstein,J., Level, P., Louvier, A. (1983) Musiques a chanter, Paris: Alphonse Leduc.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)