Electrónica de Áudio 1

Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
37.5
Area científica:
TM
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
Docente responsavel:
António Manuel de Albuquerque Couto Pinto
Carga horária do docente responsável na UC:
37.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Estudo dos conceitos fundamentais da análise de circuitos eléctricos lineares, em corrente contínua, alternada sinusoidal e no domínio da frequência com vista ao estudo posterior de circuitos electrónicos e de áudio. Introdução a práticas laboratoriais em circuitos eléctricos.

Conteúdos Programáticos:

Revisão de conceitos fundamentais em circuitos eléctricos. Elementos dos circuitos eléctricos. A lei de Ohm. Análise de circuitos eléctricos. As leis de Kirchhoff. Métodos de análise de circuitos eléctricos. Teoremas dos circuitos eléctricos. Elementos dos circuitos eléctricos armazenadores de energia – o condensador e a bobina. Regime livre e forçado em circuitos RC e RL. Análise de circuitos eléctricos em regime alternado sinusoidal. Conceito de Fasor. Impedância e Admitância eléctricas. Potência em regime alternado sinusoidal. Resposta em Frequência em circuitos eléctricos. Diagramas de Bode. Filtros Passivos.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Os objetivos são atingidos através da compreensão da matéria lecionada onde são introduzidas as várias configurações de circuitos, as suas variáveis relevantes e os métodos de análise correspondentes. A compreensão de todos os pontos do programa é reforçada com a resolução de exercícios de análise de circuitos nas suas diferentes configurações. Igualmente deverão ser atingidos através dos trabalhos realizados nas aulas laboratoriais onde será dado ênfase ao planeamento das montagens com vista à obtenção dos valores medidos das variáveis de interesse.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na exposição sistemática e organizada da informação pelo docente, sendo complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C.. Os conteúdos programáticos são leccionados em aulas teóricas, consolidando os conceitos teóricos através da aplicação em exercícios exemplificativos. Estes são depois aprofundados em aulas de prática laboratorial, realizadas extra horário, com a realização de 4 trabalhos. A avaliação é baseada na realização de dois testes ou exame. A componente prática, constituída pelos trabalhos realizados nas aulas laboratoriais, é facultativa e permite subir a nota final até 2 valores. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de temas, outras provas, testes ou exames.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A definição inicial de métodos de análise e simplificação de circuitos para circuitos resistivos em regime de corrente contínua, permite posteriormente estender estes métodos a outro tipo de circuitos, com modelos matemáticos de complexidade ligeiramente superior, como é o caso dos circuitos em regime estacionário sinusoidal. Toda a exposição e discussão dos conceitos teóricos são consolidadas recorrendo a exercícios exemplificativos. Este tipo de exposição permite que o aluno adquira o conhecimento das topologias, das suas características e limitações e da sua aplicação em circuitos mais complexos. As aulas laboratoriais permitem a experimentação de alguns circuitos exercitando as capacidades de análise com circuitos eletrónicos reais. Estas aulas permitem ainda a familiarização com alguns equipamentos de medida, bem como a melhor forma de introduzir estes equipamentos no circuito a testar, minimizando o seu efeito nas medidas a obter.

Bibliografia:

Fundamentals of Electric Circuits, Charles Alexander, Matthew Sadiku, McGraw Hill, 5ª edição. Engineering Circuit Analysis, William Hayt, Jack Kemmerly, Steven Durbin, McGraw Hill. Apontamentos de apoio às aulas de EA 1 (acetatos), Helena Sousa Ramos, António C. Pinto e Vítor Costa Guia dos trabalhos práticos de EA 1, António C. Pinto, Vítor Costa e Helena Ramos.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)