Electrónica de Áudio 2

Electrónica de Áudio 2
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
37.5
Area científica:
TM
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
5
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Augusto Silva
Carga horária do docente responsável na UC:
37.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Estudar os circuitos com transformadores utilizados em áudio. Compreender o funcionamento dos semicondutores fundamentais, nomeadamente díodos e transístores bipolares. Estudar as principais aplicações dos semicondutores em áudio, tais como: Amplificadores de pequeno sinal; Amplificadores de potência e as classes de funcionamento; Fontes de alimentação.

Conteúdos Programáticos:

Circuitos magnéticos e transformadores. Semicondutores e díodos. Fontes de alimentação. Transistores bipolares. Amplificadores de potência. Tecnologias utilizadas. Classes de funcionamento. Realimentação negativa.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos ligados ao áudio, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na exposição sistemática e organizada da informação pelo docente, sendo complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C.. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de temas, outras provas, testes ou exames.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e outras provas.

Bibliografia:

Fundamentals of Electric Circuits, Charles Alexander, Matthew Sadiku; Transformer and Inductor Design Handbook, Colonel William T. McLyman; Handbook of Transformer Design and Applications, William M. Flanagan; Microelectronic Circuits, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith; Electronic Principles with Simulation CD, Albert Malvino, David Bates; Audio Power Amplifier Design Handbook, Douglas Self.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)