Formação Auditiva A 4 4 |
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Formação Auditiva A 4 4
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São privilegiados os desenvolvimentos da audição e da leitura, dado que a UC é destinada a instrumentistas.
Continuar a desenvolver a audição interior, a audição relativa, a audição harmónica e polifónica, a memória musical e a capacidade de análise auditiva. Desenvolver as principais competências auditivas necessárias à leitura como cálculo intervalar, antecipação do som (pela entoação e audição interior), compreensão e adaptabilidade rítmica. Diversificar o conhecimento do repertório e o conhecimento da linguagem estilística e interpretação musical.
Trabalho auditivo (rítmico, melódico, harmónico) com práticade memorização e escrita (reconhecimento de intervalos e acordes, encadeamentos harmónicos, ditados rítmicos, ditados de melodias tonais e modais, escrita de baixo cifrado a partir da audição de excertos, ditado de preenchimento de espaços e ditado de séries dodecafónicas). Leitura rítmica rezada (de todas as épocas com maior incidência em ritmo do séc. XX (métricas regulares e irregulares, todas as mudanças de compasso, pulsação, divisão e tempo, quiáltages) e cantada (tonal, modal, atonal e outras organizações sonoras) a capella, a vozes e com acompanhamento ao piano. Exercícios de dissociação e de ritmo / coordenação motora.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Excertos de obras eruditas constantes em partituras, CDs ou manuais didácticos. A título de exemplo: Bach, Johann Sebastian/Siegfried Ochs (1987). MatthäusPassion: für soli, chor und orcheste BWV 244. Frankfurt: C. F. Peters.Forrai, Miklós (1994) Öt évszázad kórusa (Música Coral de séculos).Budapest: Editio Musica.Gartenlaub, Odette (1986) Memorisations. Choisies dans les Œuvres, Paris: Éditions Musicales Hortensia.Haydn, Joseph (1985) Complete London Symphonies in Full Score. New York: Dover Publications.Stravinsky, Igor/Gregory Stone (1941) The devil's dance: from the soldiers tale, (L'histoire du soldat): for piano solo.New York: Edward B. Marks.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)