Formação Auditiva A 3 3 |
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Formação Auditiva A 3 3
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São privilegiados os desenvolvimentos da audição e da leitura, dado que a UC é destinada a instrumentistas.
Continuar a desenvolver a audição interior, a audição relativa, a audição harmónica e polifónica, a memória musical e a capacidade de análise auditiva. Desenvolver as principais competências auditivas necessárias à leitura como cálculo intervalar, antecipação do som (pela entoação e audição interior), compreensão e adaptabilidade rítmica. Alargar o conhecimento do repertório e o conhecimento da linguagem estilística e interpretação musical.
Trabalho auditivo (rítmico, melódico, harmónico) com práticade memorização e escrita (reconhecimento de intervalos e acordes, encadeamentos harmónicos, ditados rítmicos, ditados de melodias tonais e modais, escrita de baixo cifrado a partir da audição de excertos de obras barrocas, ditado de preenchimento de espaços, de séries dodecafónicas) Leitura rítmica rezada de obras de todas as épocas e leitura cantada (tonal, modal e não tonal) a capella, a vozes e com acompanhamento ao piano
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Excertos de obras eruditas constantes em partituras, CDs ou manuais didácticos. A título de exemplo:
Bach, Johann Sebastian (1982). 388 Vierstimmige Choralgesänge. Budapest: Editio Musica Budapest.
Bartók, Béla (1987) Mikrokosmos. London: Bossey & Hawkes.
Beethoven, Ludwig (1824) 33 variationen über einen walzer von Diabelli op. 120.1st ed public domain. Vienna: Cappi & Diabelli.
Haydn, Joseph (1979) Eleven Late String Quartets, Opp.74, 76 and 77. New York: Dover Publications.
Messiaen, Olivier (1942) Turangalila. Paris: Durand
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)