Formação Auditiva A 2 2 |
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Formação Auditiva A 2 2
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São privilegiados o desenvolvimento da audição e da leitura, dado que a UC é destinada a instrumentistas.
Continuar a desenvolver a audição interior, a audição relativa, a audição harmónica e polifónica, a memória musical e a capacidade de análise auditiva. Desenvolver as principais competências auditivas necessárias à leitura como cálculo intervalar, antecipação do som (pela entoação e audição interior), compreensão e adaptabilidade rítmica. Continuar a alargar o conhecimento do repertório musical.
Trabalho auditivo (rítmico, melódico, harmónico) com práticade memorização e escrita (reconhecimento de intervalos e acordes, encadeamentos harmónicos, ditados rítmicos, ditados de melodias tonais e modais, escrita de baixo cifrado a partir da audição de excertos, ditado de preenchimento de espaços e ditado de séries dodecafónicas). Leitura rítmica rezada (de todas as épocas com maior incidência em ritmo do séc. XX: métricas irregulares, todas as mudanças de compasso, pulsação, divisão e tempo) e cantada (tonal, modal ou outras organizações sonoras) a capella, monódica e a vozes e com acompanhamento ao piano
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Excertos de obras eruditas constantes em partituras, CDs ou manuais didácticos. A título de exemplo:
Bach, Johann Sebastian (1978). The complete sonatas and partitas for unaccompanied violin. The six sonatas for violin and clavier. DoverPublications.
Demus, Jorg (1991) Lieder der Romantik, Franz Schubert, Johannes Brahms. Frankfurt: C.F. Peters.Edlund,
Edlund (1963) Choral studies, Stockolm / New York: Edition Wilhelm Hansen / Chester Music.
Messiaen, Olivier (1942) Quatuor pour la fin du temps: Violon, clarinette en si bémol, violoncelle et piano. Paris: Durand.
Mozart, Wolfgang Amadeus (1965) Requiem. Kassel: Bärenreiter.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)