Formação Auditiva A 1 1

Formação Auditiva A 1 1
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Execução
Ramo:
Canto, Cordas dedilhadas, Musica Antiga, Instrumentos de sopro arco e percussão, Órgão e Piano
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
P
Docente responsavel:
Cristina Brito da Cruz
Carga horária do docente responsável na UC:
22.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Sandra Barroso 67,5h Helena Almeida e Silva 45h, Salomé Monteiro 45h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

São privilegiados o desenvolvimento da audição e da leitura, dado que a UC é destinada a instrumentistas.

Desenvolver a audição interior, a audição relativa, a audição harmónica e polifónica, a memória musical e a capacidade de análise auditiva. Desenvolver as principais competências auditivas necessárias à leitura como cálculo intervalar, antecipação do som (pela entoação e audição interior), compreensão e adaptabilidade rítmica. Alargar o conhecimento do repertório musical.

Conteúdos Programáticos:

Trabalho auditivo (rítmico, melódico, harmónico) com práticade memorização e escrita (reconhecimento de intervalos e acordes, encadeamentos harmónicos, ditados rítmicos, ditados de melodias tonais e modais, escrita de baixo cifrado a partir da audição de excerto Barroco ou Clássico, ditado de preenchimento de espaços e de séries dodecafónicas). Leitura rítmica rezada (andamentos lentos de obras barrocas e métricas irregulares da música tradicional e do século XX) e cantada (tonal e modal) a capella , a vozes e com acompanhamento ao piano

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Excertos de obras eruditas constantes em partituras, CDs ou manuais didácticos. A título de exemplo:

Bach, Johann Sebastian (1982). 388 Vierstimmige Choralgesänge. Budapest: Editio Musica Budapest.[1a ed. 1765].

Brahms, Johannes (1968) Complete Chamber Music for Strings and Clarinet Quintet. New York: Dover Publications.Edlund,

Bartók, Béla (1993) Concerto (for Orchestra). London: Boosey & Hawkes.

Stravinsky, Igor (1997) The Rite of Spring.London: Boosey & Hawkes

Edlund (1990) Modus Novus, Stockolm / New York: Edition Wilhelm Hansen / Chester Music.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)