Formação Auditiva B 1 1 |
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Formação Auditiva B 1 1
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São privilegiados o desenvolvimento da audição, da leitura cantada, da escrita e análise estilística, dado que a UC é destinada a futuros docentes de FM e/ou maestros.
Desenvolver competências sensoriais, ouvindo, cantando e/ou executando ostinatos, competências de leitura e de escrita a nível rítmico, melódico e harmónico, competências relacionadas com a memorização, dissociação e transposição cantada de obras ou excertos de obras. Adquirir conhecimentos teóricos, analíticos e estilísticos a partir das obras ouvidas e cantadas e adquirir capacidades de análise crítica. Adquirir conhecimentos e competências sobretudo ao nível das métricas irregulares, melodias modais, acordes diatónicos e alterados (apenas as dominantes secundárias e a sexta napolitana).
Práticas de audição e memorização de excertos do repertório, analisando aspectos rítmicos, melódicos e harmónicos e realizacndo ditados escritos a partir da audição (reconhecimento de intervalos e acordes, encadeamentos harmónicos não modulantes, ditados rítmicos, ditados de melodias tonais e modais). Leitura rítmica rezada (andamentos lentos de obras barrocas e métricas irregulares da música tradicional e do século XX) e cantada (tonal e modal) a capella, a uma e mais vozes e com acompanhamento ao piano. Compreensão dos excertos das obras estudadas, ao nível analítico (formas, organizações sonoras, planos tonais, modalismo, harmonias, métricas, compassos e outras características rítmicas, agógicas e dinâmicas), do ponto de vista teórico e do reconhecimento auditivo.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Excertos de obras eruditas da renascença ao século XX constantes em partituras, CDs ou manuais didácticos.A título de exemplo:
Bach, Johann Sebastian (1956) MagniFcat (BWV 243) London: Bärenreiter
Bartók, Béla (1987) Mikrokosmos. London: Bossey & Hawkes.
Forrai, Miklós (1994) Öt évszázad kórusa (séculos de Música Coral).Budapest: Editio Musica.
Gartenlaub, Odette (1986) Memorisations. Choisies dans les Œuvres. Paris: Éditions Musicales Hortensia.
Harman, Alec ed. (1983) The Oxford book of italian madrigals.London: Oxford University Press.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)