Harmonia Estilística 2

Harmonia Estilística 2
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção de Orquestra de Sopros
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
T
Docente responsavel:
Roberto Pérez
Carga horária do docente responsável na UC:
15
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Domínio da realização Instrumental. Rítmo e frase na música tonal. O tonalismo como critério de estruturação formal.

Conteúdos Programáticos:

Resolução de exercícios de harmonização a várias vozes, incluindo agrupamentos intrumentais camarísticos de constituição diversa (ex. Canto e piano, quarteto de cordas, quinteto de sopros etc)

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Bochmann, Christopher, A linguagem Harmónica do Tonalismo, Lisboa, Juventude Musical. Portuguesa., 2003. Piston, W., Harmony, Nova Iorque, W. W. Norton & Company, Inc., 1981. Schoenberg, A., Theory of Harmony, Londres, Faber and Faber, 1990

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)