Harmonização ao Piano 3

Harmonização ao Piano 3
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção Coral e Formação Musical
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Joana Bagulho
Carga horária do docente responsável na UC:
45
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir a capacidade de: realizar cadências e encadeamentos harmónicos populares e Modernos, harmonizar melodias populares, conhecer e realizar diversas técnicas de harmonização e texturas de acompanhamento, transpor as harmonizações para todas as tonalidades e transpor frases de coral.

Conteúdos Programáticos:

Realização de cadências e sequências, acordes de sétima e nona, acordes de substituição, acordes com agregados e modulações. Harmonização de melodias Modernas e populares. Transposições de peças Modernas, frases de coral.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Piston, Walter. Harmony. Harvard: Havard University,1994 Gaudibert, Eric.Harmonie pratique au clavier. Paris: Editions Papillon,1992. Petit, Jacques. Manuel d’harmonie: livre pratique et exercices. Paris: Cité de la Musique, 1998.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)