Improvisação 3 Órgão

Execução
Ramo:
Órgão
Tempo de Contacto/horas (semestral)
Area científica:
MUS
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
Docente responsavel:
João Vaz
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
António Esteireiro 15h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aperfeiçoamento da técnica de improvisação, tendo em conta a época e o estilo.

Conteúdos Programáticos:

Elaboração de Versetti baseados no repertório de Canto Gregoriano. Harmonização de corais com cantus firmus destacado em todas as vozes. Improvisação sobre formas predefinidas (Chaconne, Suite, Fuga). Improvisação livre.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada às temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações, trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Maurice Duruflé: Requiem, op. 9, Editions Durand. (Cota PG.8505) Maurice Duruflé: Prélude, Adagio et Choral varié sur le théme du «Veni Creator »pour orgue, opus 4, Editions Durand. (Cota PGD-73.4) Olivier Messiaen: La Nativité du Seigneur, Edition Leduc. (Cota MI.G.Mess.09) Louis Vierne: Pièces de Fantaisie, Première Suite, op. 51, Editions Henry Lemoine (MI.G.VIE.05) Modus novus Lars Olof Edlund (Cota FM-10368)

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)