Improvisação ao Piano 1

Improvisação ao Piano 1
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção Coral e Formação Musical
Tempo de Contacto/horas (semestral)
8
Area científica:
MUS
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
P
Docente responsavel:
Nicholas McNair
Carga horária do docente responsável na UC:
60
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver a ligação sensorial, livre e espontânea com o instrumento, na sua relação com o processo auditivo. Despertar a criatividade musical, a imaginação sonora e o gosto pela improvisação.

Conteúdos Programáticos:

Exercícios específicos a nível harmónico, com vista a despertar a criatividade do estudante, seguido de experiências de improvisação livre, incluindo a gravação e (onde possível) a transcrição das mesmas, para análise do processo.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada às temáticas da U.C., sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações, trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

John Rahn, Perspectives on Musical Aesthetics, Norton NY 1991. Daniel Levitin, This is Your Brain on Music, Dutton NY 2006. Jacques Petit, Manuel d’Harmonie – Improvisation/Invention, Editions IPMC 1995. Colin Tilney, The Art of the Unmeasured Prelude, Schott 1991.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)