Leitura de Partituras 2 |
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Leitura de Partituras 2
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Domínio da capacidade de seleccionar informação de uma partitura. Automatização do processo de leitura de instrumentos transpositores. Praticar a redução harmónica de uma textura complexa. Desenvolver reflexos de leitura.
Leitura ao piano de pequenas obras ou excertos corais e instrumentais, desde Ockeghem até Boulez, com vista a uma familiarização com uma variedade de partituras diferentes, e com uma realização concreta a nivel harmónico e polifónico.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
R.O.Morris, Preparatory Exercises in Score Reading, OUP.Dia Succari, Exercices de lecture pour la formation musicale, Alphonse Leduc 1990. J.S.Bach (Janos Dobra), 388 vierstimmige choralgesänge, Editio Musica Budapest 1988
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)