Leitura de Partituras 1

Leitura de Partituras 1
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção Coral e Formação Musical
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
P
Docente responsavel:
Nicholas McNair
Carga horária do docente responsável na UC:
60
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a necessidade da análise para o músico instrumentista. Desenvolver a capacidade de análise estrutural, funcional e formal a partir de observação e audição de obras. Relacionar os materiais em análise com outras obras, tendo uma perspectiva sobre a evolução das linguagem musical ao longo da Historia da cultura ocidental.

Conteúdos Programáticos:

Leitura ao piano de Corais e Prelúdios corais a 2, 3, e 4 vozes (com uma ou duas claves de dó), com uma realização concreta a nível harmónico e polifónico. Introdução à leitura de instrumentos transpositores.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo trabalhos e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

R.O.Morris, Preparatory Exercises in Score Reading, OUP.Dia Succari, Exercices de lecture pour la formation musicale, Alphonse Leduc 1990. J.S.Bach (Janos Dobra), 388 vierstimmige choralgesänge, Editio Musica Budapest 1989

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)